SóProvas


ID
2196700
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o cateter central de inserção periférica (PICC), analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Este procedimento é particularmente útil em recém-nascidos prematuros extremos e bebês em uso de hidratação venosa e nutrição parenteral por mais de sete dias e com manuseio restrito.
( ) Esse cateter caracteriza-se por ser radiopaco, de silicone, com ou sem guia e é específico para implantação em veia central por acesso periférico.
( ) Esse cateter deve ser mantido pérvio por meio de infusão contínua de líquidos, sendo proibida a salinização ou heparinização.
( ) Qualquer acesso venoso pode ser utilizado, porém a veia de preferência é a basílica.

Alternativas
Comentários
  • O cateter venoso central de inserção periférica de longa permanência (PICC) é confeccionado em material macio e flexível (silicone ou poliuretano), indicado para pacientes em uso de terapia intravenosa com drogas vasoativas, nutrição parenteral prolongada, antibioticoterapia e infusões hipertônicas entre outras.

    Veias preferenciais para a inserção  Basílica  Cefálica  Mediana cubital

    Permeabilização  A integridade do cateter exige técnica de lavagem apropriada (flushing). Seringas com volume inferior a 5 ml podem comprometer a integridade do cateter, gerando pressões capazes de rompê-lo; É recomendada a realização de flushing com água destilada a cada 6-8 horas para permeabilizar o interior do cateter e eliminar problemas com a incompatibilidade entre medicações (precipitações químicas);  Quando o cateter for usado em terapia intermitente, a heparinização do PICC implicará em quantidade, concentração e intervalos de tempo de permeabilização apropriados. A Intravenous Nurses Society (INS) recomenda para heparinização, volumes de lavagem com o dobro do volume de flushing do cateter,

    1.Salinização: utilizar 10ml de solução fisiológica 0,9% antes e após o término de infusões de medicamentos; 12.5.2.

    Heparinização: deve ser realizada sempre que o cateter não estiver em uso e repetida a cada 5 dias. A solução recomendada é de 9,8ml de água destilada para 0,2ml de Heparina®, devendo ser injetados 1,5ml da solução. Antes de utilizar o cateter ou na troca da solução de Heparina®, devese aspirar e desprezar a solução anterior e lavar o cateter com 10ml de solução fisiológica 0,9%. 12.5.3.Nos casos de uso intermitente manter salinização a cada 6 horas.