-
Diérese é o nome dado ao
processo de divisão dos tecidos que possibilita o acesso a região a ser
operada. A diérese é o ato de separar os tecidos com fins
operatórios.
Diérese - são utilizados instrumentos
para realização de cortes e incisões, como bisturis e tesouras. São utilizados
em diversos tipos de cirugias, tanto gerais como especiais. Instrumentos na
diérese: Bisturi, Tesoura de Mayo curva, Tesoura de Mayo reta, Tesoura para
fios, Tesoura de Metzenbaum e Tesoura de Potts
Afastador de Doyen, Afastador de
Volkmann, Afastador de Farabeuf, Afastador de Gosset, Afastador de
Finocchietto, Pinça de Kocher e Pinça de Backaus são instrumentais para
exposição e preenção. São instrumentais auxiliares.
Hemostasia - é o estancamento de
sangue em vasos sanguíneos expostos. Para essa função, são empregadas pinças,
com uma infinidade de tamanhos e nomenclaturas, não raro emprestadas dos seus
inventores, como as pinças de Kelly, Pinça de Halsted curva, Pinça de Halsted
reta e Pinça de Allis
Síntese - empregado para suturas,
são as agulhas destinadas a dar pontos, grampos e adesivos dermatológicos para
recuperação de ferimentos. São instrumentais de síntese: Porta agulhas de
Mathiew, Agulhas, Porta agulhas de Hegar, Pinça dente de rato e Pinça anatômica
Gabarito do Professor: Letra E
Bibliografia
Takachi Moriya T, Vicente YMVA,
Tazima MFGS. Instrumental cirúrgico. Medicina (Ribeirão Preto); 44(1): 18-32,
2011.
-
Bisturis, Tesoura de Mayo, de Metzenbaum e Tesoura de Potts são exemplos de instrumentais utilizados na diérese, sendo os curvos para cortar tecidos, e os retos para fios.
-
Bisturi, Tesoura de Mayo curva, Tesoura de Mayo reta, Tesoura para fios, Tesoura de Metzenbaum e Tesoura de Potts.
COMPLEMENTANDO.
Diérese, é o nome dado ao processo de divisão dos tecidos que possibilita o acesso a região a ser operada. A diérese é o ato de separar os tecidos com fins operatórios;podemos encontrar dois tipos de diérese: Incisão=ato de separar os tecidos com corte e Divulsão= ato de separar os tecidos sem corte.
-
Pode chegar a eliminação por saber que para chegar ao local cirurgico (diérese) o bisturi se faz necessário.
-
Tesoura Mayo Stille
Utilizada para desbridar e cortar tecidos mais densos, como fáscia e músculos.
- Produto confeccionado em aço inoxidável;
- Ponta reta.
As tesouras METZENBAUM são indicadas para a diérese mais delicada de tecidos, podem ser utilizadas em cavidades, introduzindo-as a fundo. É indicada para adiérese de tecidos orgânicos por ser considerada menos traumática, pois apresentar sua porção cortante mais curta que a não-cortante.
Tesoura de Potts- Possui angulação em suas faces cortantes, sendo muito útil para incisões em estruturas pequenas, como paredes de vasos.
-
Tesoura Mayo Stille
Utilizada para desbridar e cortar tecidos mais densos, como fáscia e músculos. Produto confeccionado em aço inoxidável; Ponta reta.
As tesouras METZENBAUM são indicadas para a diérese mais delicada de tecidos, podem ser utilizadas em cavidades, introduzindo-as a fundo. É indicada para adiérese de tecidos orgânicos por ser considerada menos traumática, pois apresentar sua porção cortante mais curta que a não-cortante.
Tesoura de Potts- Possui angulação em suas faces cortantes, sendo muito útil para incisões em estruturas pequenas, como paredes de vasos.
-
Diérese, em cirurgia, é o nome dado ao processo de divisão dos tecidos que possibilita o acesso a região a ser operada. A diérese é o ato de separar os tecidos com fins operatórios;podemos encontrar dois tipos de diérese: Incisão=ato de separar os tecidos com corte e Divulsão= ato de separar os tecidos sem corte.
Então povo de Deus sabendo o que é uma diérese matamos a questão, bisturi serve para que meu povo? todos nós nem que seja o mais leigo possível sabemos que o bisturi serve para abrir ale serve para cortar algo logo temos uma diérese.
-
Diérese é o nome dado ao processo de divisão dos tecidos que possibilita o acesso a região a ser operada. A diérese é o ato de separar os tecidos com fins operatórios.
Diérese - são utilizados instrumentos para realização de cortes e incisões, como bisturis e tesouras. São utilizados em diversos tipos de cirugias, tanto gerais como especiais. Instrumentos na diérese: Bisturi, Tesoura de Mayo curva, Tesoura de Mayo reta, Tesoura para fios, Tesoura de Metzenbaum e Tesoura de Potts
Afastador de Doyen, Afastador de Volkmann, Afastador de Farabeuf, Afastador de Gosset, Afastador de Finocchietto, Pinça de Kocher e Pinça de Backaus são instrumentais para exposição e preenção. São instrumentais auxiliares.
Hemostasia - é o estancamento de sangue em vasos sanguíneos expostos. Para essa função, são empregadas pinças, com uma infinidade de tamanhos e nomenclaturas, não raro emprestadas dos seus inventores, como as pinças de Kelly, Pinça de Halsted curva, Pinça de Halsted reta e Pinça de Allis
Síntese - empregado para suturas, são as agulhas destinadas a dar pontos, grampos e adesivos dermatológicos para recuperação de ferimentos. São instrumentais de síntese: Porta agulhas de Mathiew, Agulhas, Porta agulhas de Hegar, Pinça dente de rato e Pinça anatômica
Gabarito do Professor: Letra E
Bibliografia
Takachi Moriya T, Vicente YMVA, Tazima MFGS. Instrumental cirúrgico. Medicina (Ribeirão Preto); 44(1): 18-32, 2011.