Aplicações
A aplicação do gás natural no segmento industrial ocorre nos processos industriais onde há a necessidade de calor. Além disso, uma aplicação importante ocorre na geração de vapor de água. Uma outra aplicação é como insumo de processo (matéria-prima). Os benefícios do uso do gás natural estão sendo percebidos por um número cada vez maior de indústrias em praticamente todos os segmentos.
Este combustível pode ser usado em diversos equipamentos, como caldeiras, secadores, fornos, turbinas, ramas, capotas (infrared), atomizadores, geradores de fluido térmico, gás, ar quente e água quente, estufas, empilhadeiras, entre outros.
A boa e uniforme qualidade da queima do gás natural exige quantidade de ar estequiométrica, elimina resíduos de combustão incompleta ou metálicos e de óxidos de enxofre, resultando positivamente nos processos industriais, através do abastecimento contínuo, cujo processo garante mais segurança e produtos de melhor qualidade quando utilizado diretamente no processo de produção.
Setores nos quais o gás natural tem influência direta na qualidade final do produto:
Vidro
Cerâmico
Alimentício
Metal-mecânica/autopeças
Alumínio
Têxtil
Automobilístico
Siderúrgico
A utilização do gás natural nas indústrias vem proporcionando benefícios significativos para o meio ambiente, além de diminuir os custos com manutenção de máquinas, transporte e armazenamento de combustível, e aumentando a segurança, eficiência dos equipamentos e a qualidade do produto final.