SóProvas


ID
219694
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a única alternativa verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • O transtorno do pânico (TP) é caracterizado pela presença de ataques de pânico recorrentes que consistem em uma sensação de medo ou mal-estar intenso acompanhada de sintomas físicos e cognitivos e que se iniciam de forma brusca, alcançando intensidade máxima em até 10 minutos. Estes ataques acarretam preocupações persistentes ou modificações importantes de comportamento em relação à possibilidade de ocorrência de novos ataques de ansiedade. 

    Pacientes com TP têm maiores taxas de absenteísmo e menor produtividade no trabalho2; maiores taxas de utilização dos servi- ços de saúde, procedimentos e testes laboratoriais3; um risco aumentado, independente das comorbidades, de ideação de suicídio e de tentativas de suicídio e, em mulheres pós- menopáusicas, parece estar relacionado à morbidade e mortalidade cardiovasculares. No entanto, cabe ressaltar que a associação com mortalidade cardiovascular ainda é controversa e pode se restringir a uma população específica. 

    A presença de agorafobia aumenta ainda mais a incapacidade e a gravidade clínica: mais de 95% dos entrevistados apresentaram incapacidades de moderadas a graves relacionadas ao transtorno, enquanto apenas 21% dos pacientes com ataques de pânico isola- dos sofreram incapacidades de moderadas a graves. 

    O TP é cerca de duas vezes mais comum em mulheres e, geralmente, inicia no final da adolescência ou no início da vida adulta, com média de aparecimento entre os 20 e 30 anos; raramente, há casos de aparecimento na infância.

    A comorbidade psiquiátrica é regra no TP e não exceção. Quase 100% dos pacientes com TP com agorafobia e cerca de 83% dos pacientes com TP sem agorafobia apresentam ao me- nos uma comorbidade psiquiátrica. Considerando o TP com agorafobia, 95% têm ao menos algum outro transtorno de an- siedade, 64% têm ao menos um transtorno de humor, 63% têm algum transtorno de controle de impulsos e 31% apresentam quadros de abuso ou dependência de álcool e drogas.  

    A teoria psicodinâmica trabalha com a prerrogativa de que conflitos internos inconscientes se relacionam estreitamente com as manifestações ansiosas; portanto, as frustrações, ressentimentos e relações infantis tornam-se imperiosas para a abordagem tera- pêutica desse transtorno, assim como uma cuidadosa avaliação da estrutura de personalidade subjacente do indivíduo. 


  •  C- Os tratamentos psicológicos como o de controle do pânico ou TCP são altamente eficazes para tratar esse transtorno.

  • TCP - Terapia de Controle do Pânico.

  • a) cerca de 4% da população;

    b) com agorafobia;

    d) não é possível fazer esse tipo de generalização;

    e) o TAG, como outros, combina predisposição genética e fatores ambientais;

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: C