Segundo Vergueiro (1989, p. 19-21):
[...]. As ênfases, em cada uma delas, serão diferentes. Se não, vejamos:
a) Bibliotecas públicas: possuem uma clientela mais dinâmica, diversificada, que deve ser acompanhada com bastante atenção devido à mudança de gostos e interesses. As necessidades infonnacionais da comunidade servida pela biblioteca pública variam quase que na mesma proporção com que variam os grupos, organizados ou não, presentes na mesma.
b) Bibliotecas escolares: existem-ou, pelo menos, deveriam existir- para dar suporte às atividades pedagógicas das unidades escolares. Mais que isto: devem estar integradas no processo educacional. A coleção das bibliotecas escolares segue, na realidade, o direcionamento do sistema educacional vigente. A ênfase está, portanto, muito mais na seleção de materiais para fins didáticos - normalmente alicerçada com uma política de seleção que tem sua base no currículo ou programa escolar. O desbastamento da coleção irá acompanhar as mudanças nos programas e/ou cunículos;
c) Bibliotecas universitárias: devem atender aos objetivos da universidade, a saber, o ensino, a pesquisa e a extensão à comunidade. Isto vai exigir, quase que necessariamente, uma coleção com forte tendência ao crescimento, pois atividades de pesquisa exigem uma grande gama de materiais para que o pesquisador possa ter acesso a todos, os pontos de vista importantes ou necessários.
d) Bibliotecas especializadas ou de empresas: existem para atender às necessidades das organizações a que estão subordinadas e, por isso - mais do que qualquer uma das outras-, têm seus objetivos muito melhor definidos.
E segundo o Projeto de lei do Senado Federal N° 28 de 2015
Institui a Política Nacional de Bibliotecas.
O CONGRESSO NACIONAL decreta:
Art. 1º Esta Lei institui a Política Nacional de Bibliotecas.
Art. 17. Considera-se biblioteca comunitária aquela criada por iniciativa de uma comunidade, mantida pela iniciativa privada, orgaização não governamental, União, estado, Distrito Federal ou município.
§ 1º A biblioteca comunitária deve dispor de espaço físico determinado e acervo bibliográfico multidisciplinar organizado.
§ 2º É dever da biblioteca comunitária ampliar o acesso da comunidade à informação, à leitura e ao livro.
Gab. D
A) A biblioteca escolar está vinculada a alguma instituição de ensino, trabalha de acordo com um projeto pedagógico. Atende aos interesses de leitura e informação da comunidade atendida. INCORRETA.
B) A biblioteca púbica, via e regra, é instituída e mantida pelo Estado, visa atender gratuitamente aos interesses de leitura e informação da comunidade em que está localizada, colabora para ampliar o acesso à informação, a leitura e ao livro. INCORRETA.
C) Biblioteca Universitária oferece apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio de seu acervo e dos seus serviços. Presta atendimento a alunos, professores, pesquisadores e comunidade acadêmica em geral. É vinculada a uma unidade de ensino superior, pode ser uma instituição pública ou privada. INCORRETA.
D) A biblioteca especializada atua em um campo específico do conhecimento. Seu acervo e seus serviços atendem às necessidades de informação e pesquisa de usuários interessados em uma ou mais áreas específicas do conhecimento. Ela é caracterizada por também criar informação. CORRETA.
E) Biblioteca Comunitária é um espaço de incentivo à leitura e acesso ao livro, criado e mantido pela comunidade local, sem vínculo direto com o Estado. INCORRETA.
Gabarito: D