SóProvas


ID
2197300
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

“[...] Mas é só por seu próprio proveito que um homem emprega seu capital em apoio da indústria; por tanto, sempre se esforçará em usar na indústria, cujo produto tenda a ser de maior valor ou em trocar pela maior quantidade possível de dinheiro ou outros bens... Nisto está, como em outros muitos casos, guiado por uma mão invisível para atingir um fim que não fazia parte de sua intenção. E também não é o pior para a sociedade que isto seja assim. Ao buscar seu próprio interesse, o homem com frequência favorece o da sociedade melhor que quando realmente deseja o fazer [...]”. A citação apresentada expressa o funcionamento do capitalismo (e a defesa do livre mercado) na concepção de

Alternativas
Comentários
  • Falou em "Mão Invisível" é Adam Smith.

    É a lei que faz o mercado se ajustar sozinho (oferta e demanda).

  • A Riqueza das Nações - Adam Smith

  • Puro mito. Se isso (esse lance de mão invisível) tivesse na Bíblia ou um religioso tivesse escrito, sabe quem daria importância? Ninguém. Mas, para validar a avidez humana em explorar vidas e recursos naturais vale até mesmo argumentos de metafísica.

    Voltando os estudos.

  • Gabarito: D

    Adam Smith utlizou o termo "mão invisível" uma única vez na obra" A Riqueza das Nações (1759)", descrevendo que das ações de um indivíduos em interesse próprio originavam benefícios sociais não intensionais que equilibravam a economia.

    O termo hoje é muito conhecido e citado, porém interpretações o generalizam além das reais intenções do próprio Adam Smith.

    Grande Abraço!

  • grande thiago aguiar!! valeu