Desinfecção de baixo nível: São destruídas bactérias em forma vegetativa, alguns vírus e fungos. É eficaz, porém sobrevivem a este método esporos bacterianos, o vírus da hepatite B (HBV), vírus lentos e o bacilo da tuberculose.
Esterilização: É um processo que visa destruir todas as formas de vida microbianas que possam contaminar produtos, materiais e objetos voltados para a saúde.
Limpeza: remoção de sujidades.
Desinfecção de alto nível: Processo físico ou químico que destrói todos os microrganismos de objetos inanimados e superfícies, exceto um número elevado de esporos bacterianos. Para a desinfecção de alto nível é recomendado o uso de lavadoras automáticas desinfectadoras.
Descontaminação: Assim como a esterilização, é um procedimento rigoroso para eliminar vírus, fungos e bactérias através de agentes químicos ou altas temperaturas. Este passo inativa a maioria dos microorganismos, como o vírus da hepatite B e HIV.
OBS: Desinfecção é o processo de eliminação de todos os microrganismos PREJUDICIAIS, enquanto a esterilização é o processo de matar TODOS os microrganismos.