SóProvas


ID
2197447
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O processo de remoção de microrganismos patogênicos de objetos, tornando-os seguros para o manuseio é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Descontaminação.

  • Descontaminação consiste de uma série de passos para tornar inócua a manipulação de um instrumento ou dispositivo médico ao reduzir sua contaminação com microorganismos ou outras substâncias nocivas.

    Esterilização é definida como o processo de destruir todos os microorganismos em um instrumento mediante a exposição a agentes físicos ou químicos. 

    Para ser esterilização tem que eliminar todos microorganismos principalmente os esporos.

  • Desinfecção de baixo nível: São destruídas bactérias em forma vegetativa, alguns vírus e fungos. É eficaz, porém sobrevivem a este método esporos bacterianos, o vírus da hepatite B (HBV), vírus lentos e o bacilo da tuberculose.

    Esterilização: É um processo que visa destruir todas as formas de vida microbianas que possam contaminar produtos, materiais e objetos voltados para a saúde.

    Limpeza: remoção de sujidades.

    Desinfecção de alto nível: Processo físico ou químico que destrói todos os microrganismos de objetos inanimados e superfícies, exceto um número elevado de esporos bacterianos. Para a desinfecção de alto nível é recomendado o uso de lavadoras automáticas desinfectadoras.

    Descontaminação: Assim como a esterilização, é um procedimento rigoroso para eliminar vírus, fungos e bactérias através de agentes químicos ou altas temperaturas. Este passo inativa a maioria dos microorganismos, como o vírus da hepatite B e HIV.

    OBS: Desinfecção é o processo de eliminação de todos os microrganismos PREJUDICIAIS, enquanto a esterilização é o processo de matar TODOS os microrganismos.