SóProvas


ID
2199058
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Passagem Franca do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre o Código de Ética Médica julgue (V) para Verdadeiro e (F) para falso. Em seguida assinale a alternativa com contém o julgamento dos itens corretamente de cima para baixo.

( ) O médico guardará sigilo a respeito das informações de que detenha conhecimento no desempenho de suas funções, inclusive dos casos previstos em lei.

( ) O médico será solidário com os movimentos de defesa da dignidade profissional, seja por remuneração digna e justa, seja por condições de trabalho compatíveis com exercício ético-profissional da Medicina

( ) É vedado ao médico recusar-se a realizar atos médicos que, embora permitidos por lei, sejam contrários aos ditames de sua consciência

( ) É permitido ao médico assumir emprego, cargo ou função para suceder médico demitido ou afastado em represália à atitude de defesa de movimentos legítimos da categoria ou aplicação do Código de Ética Médica.

Alternativas
Comentários
  • FALSA   O médico guardará sigilo a respeito das informações de que detenha conhecimento no desempenho de suas funções, inclusive dos casos previstos em lei.

    “XI - O médico guardará sigilo a respeito das informações de que detenha conhecimento no desempenho de suas funções, com exceção dos casos previstos em lei ” (Código de Ética Médica, Princípios Fundamentais)

    CORRETA  O médico será solidário com os movimentos de defesa da dignidade profissional, seja por remuneração digna e justa, seja por  condições de trabalho compatíveis com exercício ético-profissional da Medicina (Código de Ética Médica, Princípios Fundamentais, XV).

    FALSA É vedado ao médico recusar-se a realizar atos médicos que, embora permitidos por lei, sejam contrários aos ditames de sua consciência.

    É direito do médico: IX - Recusar-se a realizar atos médicos que, embora permitidos por lei, sejam contrários aos ditames de sua consciência (Código de Ética Médica, Dos Direitos dos Médicos).

    FALSA  É permitido ao médico assumir emprego, cargo ou função para suceder médico demitido ou afastado em represália à atitude de defesa de movimentos legítimos da categoria ou aplicação do Código de Ética Médica. 

    É vedado ao médico:  Art. 48 - Assumir emprego, cargo ou função para suceder médico demitido ou afastado em represália à atitude de defesa de movimentos legítimos da categoria ou da aplicação deste Código (Código de Ética Médica, Relação entre Médicos).