SóProvas


ID
2200270
Banca
CETRO
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que explica por que se deve evitar fazer o processo de desfragmentação em unidades de armazenamento do tipo SSD.

Alternativas
Comentários
  • "Uma das principais diferenças entre os HDs e os SSDs está no modo como os dados são gravados. Enquanto os discos rígidos utilizam pequenas estruturas magnéticas para informar o valor de cada informação, nos drives sólidos isso acontece de uma maneira eletrônica — conseguida graças à energia elétrica armazenada ali. E é por causa disso que desfragmentar um SSD pode ser uma péssima ideia.

     

    Esse método de gravação faz com que os SSDs tenham um número de gravações mais limitado do que acontece nos discos rígidos. Desfragmentar um disco significa realocar arquivos e fazer com que a porção de armazenamento dele seja otimizada — o que resulta em um grande consumo de espaço durante o período da desfragmentação. Ou seja: o processo pode reduzir a vida útil dos equipamentos.

     

    Não bastasse isso, também vale dizer que a desfragmentação é um processo inútil nos computadores com SSD. Isso porque ela foi criada para reagrupar dados espalhados em discos rígidos, para facilitar a leitura em equipamentos desse tipo. Como o SSD não utiliza leitores mecânicos — e sim processos elétricos —, a informação pode ser acessada de qualquer lugar com a mesma rapidez."

     

    Fonte: https://www.tecmundo.com.br/ssd/80203-6-coisas-alguem-ssd-nao-deve-fazer.htm

     

    Resposta: Alternativa "E".

  • DISCO SÓLIDO = SSD  - MEMÓRIA FLASH

     

     1) Na memória flash, o tempo de acesso à memória é muito menor do que o tempo de acesso a meios magnéticos ou óticos. Comparando ao disco rígido, por exemplo, enquanto este precisa deslocar a cabeça de leitura até o setor e a trilha contendo o arquivo, no disco SSD o tempo de acesso é quase imediato, feito de forma aleatória.

     

    2) Não existem partes móveis ou eletromecânicas no SSD, reduzindo vibrações e ruídos. Justamente por isso, os SSDs são muito mais resistentes que os HDs comuns contra choques físicos;

     

    3) Menor peso em relação aos discos rígidos convencionais, mesmo os mais portáteis;

     

    4) Consumo reduzido de energia;

     

    5) Possibilidade de trabalhar em temperaturas maiores que os HDs comuns - cerca de 70° C;

     

    6) Taxa de transmissão de dados mais elevada do que os HDs.

     

    Esses discos ainda são (bem) mais caros que os tradicionais HDs. 

     

    NÃO  é aconselhado a desfragmentação de unidades flash

    Desfragmentação de disco é o procedimento realizado para organizar os arquivos dentro de um disco.

    Com o advento dos discos SSD, essa prática será totalmente desnecessária.

    Primeiramente porque a desfragmentação não influi no tempo de acesso e leitura dos arquivos;

     

    Segundo, porque a vida útil das células de memória flash é diretamente proporcional ao número de gravações que ela sofre.

    A desfragmentação, que realiza múltiplas movimentações de arquivo dentro de um disco, diminui a vida útil das células flash desnecessariamente.