SóProvas


ID
220186
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Os aços carbonos microligados, com teores de C inferiores a 0,03%, a exemplo do aço ASTM A572, são denominados aços

Alternativas
Comentários
  • tem alguma coisa errada com essa questão.Aços estruturais são aços de baixo carbono até 0,3% de C.

  • Pensa comigo: Se aços abaixo de 0,3%pC são estruturais, por que aços abaixo de 0,03%pC não são?

  • CLASSIFICAÇÃO DOS AÇOS

    A definição de aço proposta acima permite uma distinção entre os aços carbono comum e os aços ligados:

    1. Aço-Carbono são ligas de Ferro-Carbono contendo geralmente de 0,008% até 2,11% de carbono, além de certos elementos residuais resultantes dos processos de fabricação

    2. Aço-ligado são os aços carbono que contém outros elementos de liga, ou apresenta os elementos residuais em teores acima dos que são considerados normais.

     

    Os primeiros podem ser subdivididos em:

     

    1. Aços de baixo teor de carbono, com [C] < 0,3%, são aços que possuem grande ductilidade, bons para o trabalho mecânico e soldagem (construção de pontes, edifícios, navios, caldeiras e peças de grandes dimensões em geral). Estes aços não são temperáveis;

    2. Aços de médio carbono, com 0,3 < [C] < 0,7%, são aços utilizados em engrenagens, bielas, etc.. São aços que, temperados e revenidos, atingem boa tenacidade e resistência

    3. Aços de alto teor de carbono, com [C] > 0,7%. São aços de elevada dureza e resistência após a tempera, e são comumente utilizados em molas, engrenagens, componentes agrícolas sujeitos ao desgaste, pequenas ferramentas, etc..

    Os aços produzidos pela Açominas que atendem o mercado da construção civil são o ASTM A-36 (um açocarbono) , o ASTM A-572 Grau 50 (um aço-carbono micro ligado de alta resistência mecânica) e o ASTM A-588 Grau K (um aço-carbono micro ligado de alta resistência mecânica com elevada resistência à corrosão atmosférica).

     

     

    Os aços micro ligados são especificados pela sua resistência mecânica, e não pela sua composição química. São desenvolvidos a partir dos aços de baixo carbono (como o ASTM A-36), com pequenas adições de Mn (até 2%) e outros elementos em níveis muito pequenos. Estes aços apresentam maior resistência mecânica que os aços de baixo carbono idênticos, mantendo a ductilidade e a soldabilidade, e são destinados às estruturas onde a soldagem é um requisito importante (Carbono baixo), assim como a resistência.

     

  • Lembrando que para tubos(aço 1020) e arames(1010) também são utilizados aços baixo carbono, porém não são considerados microligados.

    Para molas é recomendado o aço médio carbono 4063, considerado aço-liga(molibdênio) temperado em óleo e revenido

  • Só achei estranho o teor de 0,03% pro ASTM A572.