Vamos analisar as afirmativas.
I. Os lançamentos a débito ou a crédito dependem da natureza dos saldos das contas envolvidas.
Esta afirmativa é um pouco estranha, mas julgo que a AOCP quis explorar a máxima de que contas de natureza devedora aumentam a débito (e diminuem a crédito). As contas de natureza credora aumentam a crédito (e diminuem a débito).
No meu entendimento, o lançamento a débito ou a crédito não depende do saldo da conta envolvida, mas sim do fato contábil em análise. As contas, por exemplo, recebem lançamentos a débito ou a crédito, independente de sua natureza, mas sim em função do fato contábil ocorrido.
II. Contas de natureza devedora: lançamento a débito aumenta o saldo da conta e lançamento a crédito diminui o saldo da conta.
Afirmativa correta, conforme vimos na análise do item I.
III. Contas de natureza credora: lançamento a débito diminui o saldo da conta e lançamento a crédito aumenta o saldo da conta.
Afirmativa correta, conforme vimos na análise do item I.
IV. O saldo credor de uma conta ocorre quando o total de lançamentos a débito é maior que o total de lançamentos a crédito.
Afirmativa incorreta, pois o saldo credor ocorre quando o total de lançamentos a crédito é superior aos lançamentos a débito.
V. O saldo devedor de uma conta ocorre quando o total de lançamentos a crédito é maior que o total de lançamentos a débito.
Afirmativa incorreta, pois o saldo devedor ocorre quando o total de lançamentos a débito é superior aos lançamentos a crédito.
Com isso, resta a alternativa A como resposta correta.
Ativo e Despesa ==> AUMENTA pelo DÉBITO e DIMINUI pelo CRÉDITO;
Passivo, PL e Receita ==> AUMENTA pelo CRÉDITO e DIMINUI pelo DÉBITO;
Os lançamentos, que superem o valor de saldo em conta, permaneceram com a natureza dos seus lançamentos.
Ex.:
Tenho 1 mil reais em saldo caixa. (caixa devedor)
Vou efetuar um pagamento de um duplicata no valor de 2 mil reais (Caixa credor)
O valor do pagamento supera o valor do saldo em conta, ficando o caixa credor em 1mil reais.