-
Letra B.
Ao ligar o computador, o primeiro software que você vê a ser lido é o do BIOS. Durante a seqüência de inicialização (boot), o BIOS faz uma grande quantidade de operações para deixar o computador pronto a ser usado.
Depois de verificar a configuração na CMOS e carregar os manipuladores de interrupção, o BIOS determina se a placa gráfica está operacional. Em seguida, o BIOS verifica se trata de uma primeira inicialização (cold boot) ou de uma reinicialização (reboot).
Esta verifica as portas PS/2 ou portas USB à procura de um teclado ou um rato (mouse). Procura igualmente por um barramento PCI (Peripheral Component Interconnect) e, caso encontre algum, verifica todas as placas PCI instaladas. Se o BIOS encontrar algum erro durante o início (POST), haverá uma notificação ao utilizador em forma de bipes e mensagens.
Após tudo isto são apresentados detalhes sobre o sistema:
Processador
Unidades (drives) de disco flexível e disco rígido
Memória
Versão e data do BIOS
Fonte: Wikipedia
-
power / boot ------
Quando um computador é inicializado, ocorre o chamado BOOT (ou bootstrap).
No boot, o BIOS é o primeiro a “acordar”. É ele que passa as primeiras ordens para o processador, além de verificar quais itens estão instalados na máquina.
O BIOS, que se encontra em um chip de memória ROM (também chamado de firmware) também é responsável por carregar a memória RAM, placa de vídeo, teclado, cache, para possibilitar a inicialização do sistema operacional.
CMOS, um circuito integrado que mantém armazenada o Setup da BIOS, com informações referentes ao hardware. Nela, o BIOS estabelece reconhecimento e comunicação com peças como placas de vídeo e memória RAM.
POST
A etapa seguinte consiste na procura de alguma fonte para inicializar o sistema operacional. Tal fonte é configurável (podendo ser modificada no Setup da BIOS) e pode ser um disco rígido (padrão), CDROM, pendrive, entre outros.
- setor zero (denominado Master Boot Record - MBR) do HD. Essa área contém um pequeno código que alavanca a inicialização do sistema operacional. Outros dispositivos de boot (CDs, pendrives etc.) têm a capacidade de emular esse setor zero.
O MBR acionará o setor do disco que contém o chamado sistema de iniciação, carregador, boot loader, bootstrap.
Quando o disco contém um único sistema operacional, é comum que o bootstrap esteja no setor um
INICIALIZAÇÃO DO KERNEL --- LOGON --- WINDOWS
A partir daí, o bootstrap loader carrega o sistema operacional na memória e permite que ele comece a operar. Em sua forma mais básica, o bootstrap configura os pequenos programas de drivers que fazem interface e controlam os vários subsistemas de hardware do computador. Ele configura as partes da memória que contêm o sistema operacional, as informações de usuário e os aplicativos.
-
Letra:C. Quem é sistema aplicativo?
-
Não é sistema aplicativo e sim SOFTWARE aplicativo.
Na informática, um software aplicativo é um tipo de software concebido para desempenhar tarefas práticas ao usuário para que este possa concretizar determinados trabalhos. Esta característica distingue-o de outros tipos de programas, como os sistemas operativos (que são os que fazem funcionar o computador), as linguagens de programação (que permitem criar os programas informáticos em geral) e os utilitários (que realizam tarefas de manutenção ou de uso general).
O software é o equipamento intangível e lógico de um computador. O hardware, por sua vez, é o suporte material e físico. Diz-se que os sistemas operativos funcionam como um elo de ligação entre o software e o hardware.
Os processadores de texto, as folhas de cálculo e as bases de dados são software aplicativos, o que só vem confirmar que as aplicações informáticas possibilitam a automatização de tarefas, nomeadamente a contabilidade ou a redacção de documentos.
Em certos casos, os softwares aplicativos são desenvolvidos por medida, isto é, a pedido do usuário. Por isso, o software permite resolver um problema específico. Noutros casos, trata-se de programas integrados que resolvem problemas gerais e incluem várias aplicações. Por exemplo, um programa (ou uma suite) para escritório combina aplicativos como processadores de texto e folhas de cálculo.
Convém destacar que o programa para escritório mais conhecido é o Office, uma criação da Microsoft. Esta empresa, fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, é a do ramo de software maior do mundo. A sua actividade não se resume aos softwares aplicativos, uma vez que a empresa também desenvolve o sistema operativo mais popular: o Windows.
Fonte: https://conceito.de/software-aplicativo
-
Letra C.
Incorreta.
-
Letra C.
Ou é Sistema Operacional ou é Software Aplicativo.
Sistema aplicativo é invenção da banca pra te derrubar, abestado!