SóProvas


ID
220291
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O valor da Covariância entre o retorno de uma ação e o retorno do Mercado, dividido pela variância do retorno do Mercado, representa uma medida de risco que é associada à idéia de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: Letra A

    Tal conceito é denominado como o beta (β) de uma ação. O beta representa uma medida de risco associada ao risco não diversificável ou risco sistemático. Tal risco não é eliminado quando se aumenta o número de ações na carteira.

    O CAPM utiliza o índice beta (β) para medir o risco não diversificável. Este índice mede a variação de uma ação em relação a uma carteira de mercado, perfeitamente diversificada. No caso brasileiro, o IBOVESPA é utilizado.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_beta

    Curiosidades:
    Fonte: http://www.valor.com.br/valor-investe/o-estrategista/974870/acoes-defensivas-do-ibovespa

    O gestor pode reduzir o risco de seu portfolio aumentando o número de ativos que a compõe. Contudo há um risco relacionado ao mercado, também conhecido como não diversificável, que não consegue ser eliminado. Para medir esse risco calcula-se o β (beta) de cada ativo, a covariância entre o retorno do ativo e o retorno de mercado dividido pela variância do retorno do índice de mercado.

    Beta = 1 Se esse índice é igual a um, podemos dizer que, em média, a ação anda em linha com o indicador de mercado escolhido. Nessa situação é melhor comprar o índice de mercado por intermédio do mercado de opções ou futuro do que deter apenas a ação. Como o índice representa uma carteira de ações e não apenas um ativo, o risco é menor do que possuir apenas o papel.

    Beta > 1 Caso o beta da ação seja superior a um, a ação em média apresenta uma valorização superior a do índice em um mercado altista, mas por outro lado com a bolsa em queda, o desempenho dessa ação tende a ser pior. As ações de beta superior a um são chamadas de cíclicas. Por quê? São as mais sensíveis aos ciclos econômicos. Por exemplo, setores dependentes de crédito como o imobiliário tendem a apresentar melhor desempenho quando o ambiente econômico está mais convidativo. Companhias com alto grau de endividamento também costumam apresentar melhor performance nesses momentos.

    Beta < 1 Caso o beta da ação seja menor que um, a ação em média apresenta desempenho inferior ao índice em mercados altistas, mas por outro lado tende a apresentar desempenho melhor no caso de queda da bolsa. São os papéis defensivos, menos sensíveis aos ciclos econômicos. O setor de serviços públicos – energia elétrica e água e saneamento – e as ações de concessionárias rodoviárias e empresas de telecomunicações são típicos exemplos de setores defensivos. Mesmo em uma recessão, não ocorre uma queda abrupta do consumo de seus serviços.

  • A é a resposta - Pode ser dado também como Beta - O enunciado informa a formula de Beta ou medida de risco não diversificável