-
Visão Tradicional: uma das visões mais antigas anos 30 e 40, na qual os seus princípios defendem que o conflito deve ser evitado, por indicar disfunção no grupo ou na organização, logo visto como algo desnecessário e prejudicial, uma vez que as conseqüências dele eram a violência e a destruição, sendo assim necessário evitá-lo
-
Complementando...
Visões sobre Conflitos:
Escolas Tradicionais: conflito sempre sendo negativo;
Escola de Relações Humanas: conflito é inerente aos grupos, pode ser positivo ou negativo;
Escola Contingencial ou Interacionista: defende que pode ser algo positivo além de ser necessário para o desempenho eficaz de um grupo.
-
Sem mencionar quais das visões deve ser levada em conta, essa questão está correta?
-
Martha Barbosa, no enunciado é citada qual a visão ele buscar saber...
"Considerando as abordagens tradicionais sobre o conflito, assinale a alternativa correta."
-
a) tradicional
b) de relações humanas
c) de relações humanas
d) interacionista
-
Robbins (2002), faz algumas abordagens sobre o conceito de conflito na visão tradicional, das relações humanas e a visão interacionista.
Visão tradicional: esta abordagem dizia que todo conflito era ruim e que, portanto, deveria ser evitado. O conflito era visto como uma disfunção resultante de falhas de comunicação, falta de abertura e de confiança entre as pessoas e um fracasso dos líderes em atender às necessidades e às aspirações de suas equipes. A visão tradicional era consistente com as atitudes de grupo que prevaleciam nas décadas de 30 e 40.
Visão das relações humanas: esta abordagem argumenta que o conflito é uma conseqüência natural e inevitável em qualquer grupo, não sendo necessariamente ruim, podendo ter o potencial de ser uma força positiva na determinação do desempenho do grupo. A visão das relações humanas dominou a teoria sobre conflitos do final dos anos 40 até a metade da década de 70.
Visão interacionista: esta abordagem, que é a mais recente, propõe não apenas que o conflito pode ser uma força positiva, como defende abertamente a tese de que algum conflito é absolutamente necessário para o desempenho eficaz de um grupo. A principal contribuição desta abordagem, portanto, é encorajar os líderes dos grupos a manter um nível mínimo constante de conflito suficiente para manter o grupo viável, autocrítico e criativo.
https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/administrao-de-conflitos-nas-organizaes/
-
TRADICIONAAAAAAAAL!
Importante ficar atento sempre ao enunciado.
-
Na abordagem tradicional, todo conflito é ruim e deve ser evitado.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
GABARITO: LETRA A
Robbins (2002), faz algumas abordagens sobre o conceito de conflito na visão tradicional, das relações humanas e a visão interacionista.
Tradicional: Conflito era visto como ruim e deveria ser evitado.
Relações humanas: Conflito era natural e inevitável.
Visão interacionista: Conflito era visto como força positiva e absolutamente necessário. Manter um nível mínimo e constante de conflitos.
GRAN CURSOS - PROFº BRUNO EDUARDO.
-
3 visões dos conflitos
Visão tradicional - todo conflito é ruim/negativo e deve ser evitado
Visão interacionista - o conflito deve ser encorajado, uma vez que o conflito é necessário à mudança, à inovação e ao desempenho eficaz do grupo. Nem todos conflitos são bons, somente os conflitos funcionais. Os conflitos disfuncionais são ruins.
Visão de resolução de conflitos (visão do conflito administrado / visão das relações humanas) - o conflito é inevitável na maioria dos grupos e das organizações e foca na resolução produtiva de conflitos.
-
Visão tradicional - todo conflito é ruim/negativo e deve ser evitado