SóProvas


ID
220345
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

As prioridades competitivas estratégicas de uma operação podem ser classificadas em grupos gerais. O lead time dos fornecedores diz respeito ao grupo relacionado a:

Alternativas
Comentários
  • LEAD TIME. 1 Conceito de Lead Time. Tempo decorrido entre a adoção de uma providência e sua concretização

    Regra geral, as empresas que reduzem o lead time e controlam ou eliminam variâncias inesperadas na produção, têm mais flexibilidade

    A meta é acelerar o crescimento orgânico dos lucros através da redução de lead times, melhorias em qualidade, criando flexibilidade e facilitando a inovação.
  • Questão bizarra! Lead time é tempo, só pode aumentar ou diminuir, e isto atribui-se a maior ou menor velocidade.
  • Discordo do gabarito. 

    Custo diz respeito ao menor custo de produção entre os concorrentes. (menor preço na venda)

    Velocidade à velocidade com qual a operação processa o pedido ou produz o produto/serviço.

    Qualidade é realizar exatamente o que foi planejado. Sem não-conformidades de acordo com o projeto do produto/serviço.

    Confiabilidade é entregar no prazo combinado. Sem atraso.

    Flexibilidade diz respeito a flexibilidade que a operação tem em se adaptar às necessidades do consumidor. Personalização.


    Sendo assim, se o lead time do fornecedor é reduzido teríamos a situação:

    Aumentaria a velocidade da produção no sistema puxado (RTO como resposta à demanda).

    Não vejo como aumentar a flexibilidade de forma nenhuma. Como o leadtime do fornecedor alavancaria a minha habilidade em me adaptar às necessidades individuais dos meus clientes?


  • Concordo plenamente com o comentário do Rafael. 

  • Lead time pode ser visto em duas perspectivas: a do cliente e a do fornecedor.

    Para o cliente o lead time começa no momento em que ele faz o pedido. Esse recebe o nome de ciclo pedido- entrega. E inicia com o pedido do cliente e se conclui quando o mesmo é recebido por ele, no ponto de vista do mercado esse ciclo é considerado crucial. A confiabilidade da entrega é mais importante que a extensão o ciclo do pedido, pois o impacto do seu não cumprimento é mais grave do que a necessidade de fazer outro pedido antecipadamente. Nas situações em que os pedidos não são atendidos a partir do estoque, mas tem que ser produzidos, montados ou adquiridos exigem leads time mais longos, logo uma variação maior no tempo total entre o pedido e a entrega. 

    fonte: https://teclog.wordpress.com/2012/07/16/suprimentos-gerenciamento-estrategico-do-lead-time/

     

                                                                                     AVANTE,COMBATENTES !!!

  • pensei da mesma forma que o claudio.

  • Apesar de discorda do gabarito, Gabarito: E

  • Boa sorte a todos!

  • Flexibilidade devido a estratégia que a empresa deve ter se ocorrer atrasos ou antecipação da entrega. antecipação a empresa deve ter espaço para armazenar, e atraso a empresa deve ter com estratégia o estoque de segurança. Ou seja flexibilizando suas operações. Por outro lado o custo também entraria pois como estratégia de suas operações se temos 3 fornecedores e o tempo de entrega deles seria 15 ,20, 25 dias a empresa deve analisar os custos. Pois 25 dias ela teria que ter um estoque de segurança maior, tendo maior custo de capital, maior custo de manutenção etc. Onde a empresa poderia optar pelo fornecedor que entregaria em 15 dias. Agora velocidade (não é tempo), qualidade e confiança fica fora de estratégia e fora do tempo do Lead time