SóProvas


ID
220357
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O software que funciona como uma ferramenta de consulta às bases de dados das funções empresariais para a apresentação de informações de forma simples e amigável, atendendo às necessidades da alta administração principalmente, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa CORRETA letra D

    O Executive Information Systems (EIS) é, na verdade, um software que objetiva fornecer informações empresariais a partir de uma base de dados. É uma ferramenta de consulta às bases de dados das funções empresariais para a apresentação de informações de forma simples e amigável, atendendo às necessidades dos executivos da alta administração principalmente. Permite o acompanhamento diário de resultados, tabulando dados de todas as áreas funcionais da empresa para depois exibi-los de forma gráfica e simplificada, sendo de fácil compreensão para os executivos que não possuem profundos conhecimentos sobre tecnologia. Em termos simples o EIS permite a esses profissionais o acesso amigável a uma série de informações pela via eletrônica, apresentadas de forma clara e visualmente atraente. A navegação é feita através do uso do mouse ou do sistema "touchscreen" (tela sensível ao toque) o que não requer habilidade, nem prática e nem necessidade de assistência. O principal objetivo do EIS é oferecer ao seu usuário, em curto espaço de tempo, uma visão gerencial da organização, mostrando como funcionam seus processos de trabalho e como ela se relaciona com o mundo externo dos negócios, clientes e fornecedores.

  • Complementando a resposta do Diego Fernandez, segue definição das demais.

    Decision Support Systems (DSS) são sistemas que possuem capacidades analíticas que lhes permitem apoiar o processo de tomada de decisão. Alguns exemplos de ferramentas que constituem os DSS são os MIS (Management Information Systems), os GIS (Geographic Information Systems), os EIS (Executive Information Systems) e os OLAP (On-Line Analytical Processing).

    Enterprise Resource Planning (ERP) integram os dados e processos de vários ou mesmo da totalidade dos departamentos da organização num único sistema. Para isso, este tipo de sistemas inclui um conjunto de aplicações de software muito variado. Entre as principais construtoras de sistemas ERP encontram-se a SAP, a Oracle, a Baan, a People Soft, entre outros.

    Database Management Systems (DBMS), que em português significa literalmente Sistemas de Gestão de Bases de Dados, são sistemas concebidos em simultâneo com os MIS (Management Information Systems) e que, tal como o próprio nome indica, fazem a gestão dos dados armazenados em bases de dados eletrônica. Os DBMS podem ser suportados por diferentes tipo de arquiteturas informáticas e que vão desde as pequenas redes locais até aos grandes sistemas distribuídos.

    Um Data Warehouse (que em português significa, literalmente, armazém de dados) consiste num sistema que, através de diferentes transações e processos, faz uma cópia das informações registradas nos sistemas informáticos das organizações, organizando-os em diferentes níveis ou camadas de dados organizados e preparados para facilitar consultas, relatórios e análises. Uma data warehouse não cria informação; apenas a recolhe de vários repositórios de informação existentes na empresa (tais como informações sobre produtos, vendas, clientes, pessoal, contabilidade, etc.) e organiza-os, apresentando-os em seguida através, por exemplo, de sistemas OLAP.

    • Executive Information Systems (EIS) é, na verdade, um software que objetiva fornecer informações empresariais a partir de uma base de dados. É uma ferramenta de consulta às bases de dados das funções empresariais para a apresentação de informações de forma simples e amigável, atendendo às necessidades dos executivos da alta administração principalmente.
    • Decision Support Systems (DSS) são sistemas que possuem capacidades analíticas que lhes permitem apoiar o processo de tomada de decisão. Alguns exemplos de ferramentas que constituem os DSS são os MIS (Management Information Systems), os GIS (Geographic Information Systems), os EIS (Executive Information Systems) e os OLAP (On-Line Analytical Processing).
    • Enterprise Resource Planning (ERP) integram os dados e processos de vários ou mesmo da totalidade dos departamentos da organização num único sistema. Para isso, este tipo de sistemas inclui um conjunto de aplicações de software muito variado. Entre as principais construtoras de sistemas ERP encontram-se a SAP, a Oracle, a Baan, a People Soft, entre outros.
    • Database Management Systems (DBMS), que em português significa literalmente Sistemas de Gestão de Bases de Dados, são sistemas concebidos em simultâneo com os MIS (Management Information Systems) e que, tal como o próprio nome indica, fazem a gestão dos dados armazenados em bases de dados eletrônica. Os DBMS podem ser suportados por diferentes tipo de arquiteturas informáticas e que vão desde as pequenas redes locais até aos grandes sistemas distribuídos.
    • Um Data Warehouse (que em português significa, literalmente, armazém de dados) consiste num sistema que, através de diferentes transações e processos, faz uma cópia das informações registradas nos sistemas informáticos das organizações, organizando-os em diferentes níveis ou camadas de dados organizados e preparados para facilitar consultas, relatórios e análises. Uma data warehouse não cria informação; apenas a recolhe de vários repositórios de informação existentes na empresa (tais como informações sobre produtos, vendas, clientes, pessoal, contabilidade, etc.) e organiza-os, apresentando-os em seguida através, por exemplo, de sistemas OLAP.