SóProvas


ID
220450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens a seguir relativos ao acompanhamento e à construção de obras.

Os corpos-de-prova moldados, para serem rompidos à compressão aos 28 dias de idade, devem ser mantidos em condições atmosféricas - umidade relativa do ar e temperatura - semelhantes às do elemento estrutural onde foi lançado o concreto, para que o resultado do ensaio seja representativo.

Alternativas
Comentários
  • Até a idade de ensaio, os corpos-de-prova devem ser mantidos em processo de cura úmida ou saturada (...).


  • CUIDADOOOOOOOOOOO 5738

     

     

    8.3 Corpos de prova moldados para verificar as condições de proteção e cura do concreto

     

    8.3.3 Após o período de cura especificado para as estruturas, os corpos de prova devem permanecer no mesmo local e expostos às mesmas condições climáticas que as estruturas, até que sejam enviados ao laboratório para serem ensaiados.

    8.3.4 Se os corpos de prova forem ensaiados aos 28 dias, devem permanecer na obra nas condições indicadas em 8.3.3 pelo menos durante 21 dias. No caso de outras idades, devem permanecer na obra pelo menos durante três quartas partes da idade de ensaio.

  • 8.2 Corpos de prova moldados para comprovar a qualidade e a uniformidade do concreto durante a construção

     

    8.2.3 Imediatamente após sua identificação, os corpos de prova devem ser armazenados até o momento do ensaio em solução saturada de hidróxido de cálcio a (23 ± 2)°C ou em câmara úmida à temperatura de (23 ± 2)°C e umidade relativa do ar superior a 95 %. Os corpos de prova não podem ficar expostos ao gotejamento nem à ação de água em movimento

  • A nova NBR (2018) dá essa opção agora.

     São duas:

    •  8.2 Corpos de prova moldados para comprovar a qualidade e a uniformidade do concreto durante a construção
    • 8.3 Corpos de prova moldados para verificar as condições de proteção e cura do concreto

     

     

  • É a palhaçada do efeito backlash. O STF havia considerado maus tratos aos animais a famosa vaquejada. Veio o Congresso e incluiu uma emenda à CF permitindo-a.

    Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

    § 7º Para fins do disposto na parte final do inciso VII do § 1º deste artigo, não se consideram cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais, conforme o § 1º do art. 215 desta Constituição Federal, registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro, devendo ser regulamentadas por lei específica que assegure o bem-estar dos animais envolvidos.