SóProvas


ID
2204884
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A primeira coluna apresenta princípios da comunicação oficial e segunda, suas características fundamentais. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira.  

1 - Impessoalidade

2 - Clareza

3 - Uniformidade

4 - Concisão

5 - Uso de linguagem formal  


( ) Capacidade de transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras.

( ) Possibilita imediata compreensão pelo leitor.

( ) Refere-se à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto comunicado.

( ) Isenção da interferência individual de quem elabora o documento.

( ) Objetiva a padronização documental.  

Marque a sequência correta.  

Alternativas
Comentários
  • (A)

    Concisão:Capacidade de transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras.

    Clareza: Possibilita imediata compreensão pelo leitor

    Uso de linguagem formal: Refere-se à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto comunicado.

    Impessoalidade: Isenção da interferência individual de quem elabora o documento.

    Uniformidade: Objetiva a padronização documental.

     

  • CONCISÃO = MENOS É MAIS

  • SE VOCÊ SABER DE FATO O QUE É CONCISÃO, TU MATA A QUESTÃO.

    #FOCO GUERREIROS

  • Esta questão exige do candidato conhecimento sobre os atributos da redação oficial. O Manual da Presidência lista sete as características fundamentais que um texto precisa ter. São elas: clareza; concisão; formalidade e padronização (uniformidade); impessoalidade; e uso da norma culta padrão da língua portuguesa. Vamos à análise:
    1. A impessoalidade decorre de princípio constitucional (Constituição, art. 37). Dessa forma, o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre: a) da ausência de impressões individuais de quem comunica; b) da impessoalidade de quem recebe a comunicação; c) do caráter impessoal do próprio assunto tratado. Sendo assim, verificamos que é a quarta definição que corresponde a este atributo.
    2. A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo, de qualquer natureza, seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. Dessa forma, verificamos que é a segunda definição que corresponde a este atributo.
    3. A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração pública federal é una, é natural que as comunicações que expeça sigam o mesmo padrão. Assim, verificamos que é a quinta definição que corresponde a uniformidade.
    4. A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Sendo assim, verificamos que é a primeira definição que corresponde a este atributo.
    5. A digitação sem erros, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo, nas exceções em que se fizer necessária a impressão, e a correta diagramação do texto são indispensáveis para a padronização. É imperativa, ainda, certa formalidade de tratamento. Não se trata somente do correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento para uma autoridade de certo nível, mais do que isso: a formalidade diz respeito à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação. Assim, verificamos que é a terceira definição que corresponde a uniformidade.
    Com base na análise apresentada acima, verificamos que a sequência correta é 4, 2, 5, 1, 3 e, portanto, a alternativa correta é a letra A.

    Gabarito: Letra A


  • saber a oque e Clareza ja acerta a questão.

    exemplo: quem nuca ouvil ´´não entendi, seja claro´´

    Clareza- Possibilita imediata compreensão pelo leitor.