SóProvas


ID
2205001
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando o contexto de e-mail e conceitos de segurança na Internet, analise as afirmativas a seguir a respeito de hoax.

I - É uma mensagem que possui conteúdo alarmante ou falso e que geralmente possui como remetente ou aponta como autora alguma instituição, empresa importante ou órgão governamental.
II - Pode indicar no conteúdo da mensagem de e-mail ações a serem realizadas e que, se forem efetivadas, podem resultar em sérios danos, como apagar um arquivo que supostamente contém um código malicioso, mas que na verdade é parte importante do sistema operacional do computador.
III - Quando ativado, o hoax pode fazer varredura na rede, com o objetivo de identificar computadores ativos e programas instalados; com essas informações é possível descobrir vulnerabilidades nos computadores ativos.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • O que é hoax?

    Podemos entender o hoax como um tipo de SPAM - em poucas palavras, mensagens não solicitadas enviadas a várias pessoas. O conteúdo de um SPAM pode ter várias finalidades. No caso do hoax, como você já sabe, é o de propagar boatos pela internet de forma que a informação distorcida chegue ao maior número possível de indivíduos.

    O boato é uma notícia de teor duvidoso, pois normalmente é baseado em informações incompletas e que possuem pouca ou nenhuma verdade. Uma vez que a sua comprovação é difícil e, não raramente, impossível, opiniões ou argumentos inconsistentes podem ser adicionados à notícia conforme esta se espalha em uma tentativa de validá-la, gerando mais especulação.

    Ao contrário das típicas mensagens de SPAM que visam promover produtos, serviços ou golpes, o hoax não ocorre de maneira automatizada: sua propagação inicial até pode ser feita por este meio, mas a propagação só é efetiva quando uma pessoa espalha o boato para outras e estas, por sua vez, repetem o ato.

    A ação de espalhar boatos remonta a um passado muito distante. De certa forma, este comportamento é uma das características da espécie humana. Na internet, no entanto, a situação se agrava, já que as ferramentas de comunicação são muito mais rápidas. Uma pessoa pode receber um hoax por e-mail e enviá-lo em poucos segundos para a sua lista de contatos ou divulgá-lo em uma rede social, permitindo que várias pessoas ao mesmo tempo vejam este conteúdo.

    Como seres sociáveis que somos, nos sentimos impelidos a compartilhar a mensagem, não só para que as pessoas ao nosso redor sejam informadas de algo que, a princípio, é importante, mas também porque esta é uma maneira de lidarmos com a informação, de buscarmos apoio sobre nossas impressões e sentimentos sobre o assunto em questão.

  • GABARITO C

    HOAXES São as histórias falsas recebidas por e-mail, sites de relacionamentos e na Internet em geral, cujo conteúdo, além das conhecidas correntes, consiste em apelos dramáticos de cunho sentimental ou religioso, supostas campanhas filantrópicas, humanitárias ou de socorro pessoal ou, ainda, falsos vírus que ameaçam destruir, contaminar ou formatar o disco rígido do computador.

    bons estudos

  • I - É uma mensagem que possui conteúdo alarmante ou falso e que geralmente possui como remetente ou aponta como autora alguma instituição, empresa importante ou órgão governamental.

    Sua principal ação nesse sentido é constranger e abalar a credibilidade da organização.

    II - Pode indicar no conteúdo da mensagem de e-mail ações a serem realizadas e que, se forem efetivadas, podem resultar em sérios danos, como apagar um arquivo que supostamente contém um código malicioso, mas que na verdade é parte importante do sistema operacional do computador.

    Aqui, o mais importante a se pensar é que não é o e-mail que chega contendo o Hoax, e sim as ações executadas posteriormente após a leitura da mensagem. O objetivo principal é causar pânico no usuário, forçando-o (se pego) a executar o que se pede.

    III - Quando ativado, o hoax pode fazer varredura na rede, com o objetivo de identificar computadores ativos e programas instalados; com essas informações é possível descobrir vulnerabilidades nos computadores ativos.

    O hoax por si só não. Entretanto, se acompanhado por outro malware em um ataque em conjunto, é possível.(como comentado no item II)

    Resposta correta: C

  • Eu tinha ouvido falar, mas não lembrava e fui por intuito, pois a III está em contradição com as outras duas, então ou seria verdadeira somente a III ou ela seria falsa e as outras duas verdadeiras; como não tem a opção com somente a III, fui na certa.

  • O item 3 é SCAN e nao HOAX

  • O que é um hoax?

    Um boato, ou hoax, é uma mensagem que possui conteúdo alarmante ou falso e que, geralmente, tem como remetente, ou aponta como autora, alguma instituição, empresa importante ou órgão governamental.

    Pode:

    Indicar, no conteúdo da mensagem, ações a serem realizadas e que, se forem efetivadas, podem resultar em sérios danos, como apagar um arquivo que supostamente contém um código malicioso, mas que na verdade é parte importante do sistema operacional instalado no computador.

    Fonte: https://cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf

  • GAB: C item correto I e II.

    No caso do hoax, como você já sabe, é o de propagar boatos pela internet de forma que a informação distorcida chegue ao maior número possível de indivíduos. O boato é uma notícia de teor duvidoso, pois normalmente é baseado em informações incompletas e que possuem pouca ou nenhuma verdade.