-
Eu acredito que essa resposta (letra b) de gesso esteja errada, alguém pode me confirmar ?
-
Está correta. Sem o gesso (3%) a pega seria quase que instantânea, inviabilizando o uso do cimento.
-
O gesso atua como um retardador de pega, evitando a reação imediata da hidratação do cimento.
-
O gesso (ou gipsita) (CaSO4 · 2 H2O) é adicionado em quantidades geralmente inferiores a 3% da massa de clínquer, tem função de estender o tempo de pega do cimento (tempo para início do endurecimento). Sem esta adição, o tempo de pega do cimento seria de poucos minutos, inviabilizando o uso. Devido a isso, o gesso é uma adição obrigatória, presente desde os primeiros tipos de cimento Portland.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cimento
-
O gesso adicionado ao cimento tem como função principal controlar o tempo de pega. Ele está presente em todos os tipos de cimento portland (cerca de 3%, em massa). Não fosse a presença do gesso na moagem do clínquer, o cimento, uma vez em contato com a água, exibiria um processo quase instantâneo de endurecimento, inviabilizando o seu emprego nas obras de construção.
Segue o esquema:
Materiais calcários e argilosos => calcinação até fundir => + água + gesso = clínquer (principal componente do cimento)
-
Clínquer
Uma mistura de calcário, argila e minério de ferro é levada a um forno rotativo que alcança a temperatura de 1.450°C transformando-se em clínquer, a principal matéria prima do Cimento.. Ainda incandescente, ele é resfriado bruscamente e em seguida moído. Em forma de pó, tem a característica de reagir quimicamente sob ação de água, endurecendo e adquirindo elevada resistência mecânica. Portanto, é o principal componente do cimento Portland.
Gesso
O gesso (sulfato de cálcio) tem a função de controlar o tempo de pega, ou seja, o início do endurecimento do clínquer moído quando o mesmo é misturado com água. Sem a adição de gesso à moagem do clínquer, o cimento endureceria quase instantaneamente quando entrasse em contato com a água, inviabilizando seu uso nas obras.
Escória de Alto Forno
A escória de alto forno é obtida durante a produção de ferro-gusa nas indústrias siderúrgicas. Possui a propriedade de ligante hidráulico, ou seja, reage em presença de água, desenvolvendo características aglomerantes de forma muito semelhante ao clínquer. O uso da escória proporciona algumas melhorias no cimento, como maior durabilidade e maior resistência final.
Material Carbonático
A adição de materiais carbonáticos tem o objetivo de tornar os concretos e as argamassas mais trabalháveis, uma vez que os grãos desses materiais têm dimensões adequadas para se alojarem entre as partículas dos demais componentes do cimento, exercendo assim a função de um lubrificante. O que se denomina de materiais carbonáticos são rochas trituradas, que apresentam carbonato de cálcio em sua constituição.