SóProvas


ID
2210692
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considere as aquisições de ativos realizadas por diferentes empresas em 30/11/2015:

− A comercial de livros didáticos Daluz S.A. adquiriu um veículo para ser utilizado pelos vendedores da empresa, cuja vida útil estimada na data da aquisição era 4 anos.

− A empresa Avante S.A. adquiriu um software, não integrante de hardware, para controlar as atividades de produção, cuja vida útil estimada na data de aquisição era 5 anos.

− A concessionária Negócio Certo S.A. adquiriu um veículo para revenda no curto prazo.

− A empresa Copa S.A. adquiriu ações de outras empresas com a intenção de manter tais títulos para venda imediata.

O veículo na Daluz S.A., o software na Avante S.A., o veículo na Negócio Certo S.A. e as ações de outras empresas na Copa S.A. foram classificados no Balanço Patrimonial de 30/11/2015, respectivamente, no Ativo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    imobilizado

    Ele é caracterizado como imobilizado, pois está destinado à à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade (lei 6404 art. 179 IV)

    intangível
    É um intangível já que é um bem incorpóreo destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade (Lei 6404 Art. 179 VI), unico detalhe é que, caso ele fizer parte de um imobilizado, ou hardware como propos a questão, ele seria classificado no imobilizado, e não no intangível. (Acessório sergue o principal)

    circulante
    É um circulante pois satisfez uma das condições do item 66 do CPC26, tal como se esperar que seja realizado, ou pretende-se que seja vendido ou consumido no decurso normal do ciclo operacional da entidade

    circulante
    É um circulante pois satisfez uma das condições do item 66 do CPC26, tal como estar mantido essencialmente com o propósito de ser negociado

    bons estudos

  • CPC 26. 66. O ativo deve ser classificado como circulante quando satisfizer qualquer dos seguintes critérios:

     

    (a) espera-se que seja realizado, ou pretende-se que seja vendido ou consumido no decurso normal do ciclo operacional da entidade;

     

    (b) está mantido essencialmente com o propósito de ser negociado;

     

    (c) espera-se que seja realizado até doze meses após a data do balanço; ou

     

    (d) é caixa ou equivalente de caixa (conforme definido no Pronunciamento Técnico CPC 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa), a menos que sua troca ou uso para liquidação de passivo se encontre vedada durante pelo menos doze meses após a data do balanço.

     

    Todos os demais ativos devem ser classificados como não circulantes.

     

  • Se alguém conseguir explicar por que as ações do último item são circulantes e não investimentos, muita gente vai agradecer.

  • Gabarito: letra A.

    => Veículo para ser utilizado pelos vendedores da empresa, cuja vida útil estimada na data da aquisição era 4 anos: imobilizado (ativo não circulante).

    => Software, não integrante de hardware, para controlar as atividades de produção, cuja vida útil estimada na data de aquisição era 5 anos: intangível (ativo não circulante).

    => Veículo para revenda no curto prazo: estoque (ativo circulante).

    => Ações de outras empresas com a intenção de manter tais títulos para venda imediata: outros circulantes (ativo circulante).

  • Eu errei, mas olhando com calma tive esse entendimento:

    Veículo para revenda no curto prazo: ativo circulante

    Ações de outras empresas com a intenção de manter tais títulos para venda imediata: curto prazo tbm - circulante

    É só lembrar da ordem decrescente do grau de liquidez: No ativo os mais líquidos vêm em primeiro lugar.e inclui caixa e outros ativos que serão convertidos em caixa nos próximos 12 meses (curto prazo - circulante).