SóProvas


ID
221155
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O processo inflacionário no Brasil, em particular as suas causas, foi objeto de intenso debate entre os cientistas sociais do país, formando-se "escolas", isto é, grupos com análises e opiniões similares. Assim, uma causa primária da inflação, segundo os

Alternativas
Comentários
  • De maneira bastante simples os estruturalistas identificam as origens do processo inflacionário em alguns problemas da própria estrutura da economia. A inflação ocorre então basicamente devido a mudanças de preços relativos na economia.
    Para os monetaristas (corrente de pensamento que se apoia na teoria quantitativa da moeda), a inflação é causada por um excesso de moeda em circulação. Ela ainda seria culpa do governo, já que é ele o responsável pela emissão desse dinheiro e pelos gastos.
     
    Portanto nas questões:
    a)      Inflação inercial (mecanismos de indexação) - Estruturalistas
    b)      Os gargalos seriam consequência e não causa, segundo os monetaristas
    c)       Problemas na oferta agregada - Monetaristas
    d)      Correta.
    e)      Essa é clássica dos Monetaristas
     
    O conflito distributivo entre trabalhadores e capitalistas é uma hipótese da corrente estruturalista. Porém essa hipótese tem, de fato, inspiração marxista, uma vez que concebe a sociedade dividida em classes antagônicas, envolvidas numa disputa incessante pela participação nos bens e serviços produzidos pela sociedade. 
  • Alternativa D

    A questão da redistribuição de renda relaciona-se a fatos estruturalistas da formação econômica do país desde o Estado Novo.

    Ref Celso Furtado - Formação Economica do Brasil pag 220 Cap XXXVI 

    "...Aampliação da capacidade para importar constitui, também nessa etapa,forte estímulo ao desen­volvimento da economia. Sem embargo, pelo fato de que a procura externa já não é o principal fator determinantedo nível da renda, o cres­cimento pode continuar mesmo com estagnação dacapacidade para importar. Em taiscondições, entretanto, é de esperar que o desenvolvi­mento seja acompanhado deforte pressão inflacionária. Essa pressão é tanto maior quanto maisamplas sejam as transformações requeridas nacomposição das importações pelo desenvolvimento, transformações essas que refletem o grau de dependência doprocesso de capitalização com respeito à importação de equipamentos...."