Em sua obra "O Serviço Social na contemporaneidade", Marilda Iamamoto (2007) produz considerações sobre a prática como trabalho e a inserção do assistente social em processos de trabalho. Em relação a essa temática, é correto afirmar que:
A) o objeto de trabalho do Serviço Social é a relação social. É ela, através de suas múltiplas expressões, que provoca a necessidade da ação profissional. (Incorreta, pois trata-se da Questão Social. pág. 35).
B) o assistente social detém todos os meios necessários para a efetivação de seu trabalho. (Incorreta, visto que o AS não detém de todos os meios necessários para executar do seu trabalho. pág. 73).
C) embora a condição de trabalhador assalariado enquadre o assistente social na relação de compra e venda da força de trabalho, não molda a sua inserção sócio-institucional na sociedade brasileira. (Incorreta, em virtude de tal condição também moldar a sua inserção socioinstitucional. pág. 73).
D) dada a relativa autonomia de que dispõe o assistente social para o desenvolvimento de sua atividade profissional, a instituição é considerada um condicionante externo ao seu processo de trabalho. (Incorreta, em razão de que a instituição não é considerada um condicionante externo, tampouco um obstáculo. Ela organiza o processo de trabalho do AS. pág. 74).
E) o conhecimento é um meio de trabalho sem o qual o assistente social não consegue efetuar seu trabalho. (Correta - pág. 73).
FONTE: Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 27ª ed. 2020.