SóProvas


ID
2213452
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Qual é o Padrão de Projeto que encapsula uma solicitação como um objeto, permitindo que se parametrize clientes com diferentes solicitações, enfileire ou registre(log) solicitações e suporte operações que podem ser desfeitas?

Alternativas
Comentários
  • TEMPLATE METHOD -  “Definir o esqueleto de um algoritmo em uma operação, postergando alguns passos para as subclasses. Template Method permite que subclasses redefinam certos passos de um algoritmo sem mudar a estrutura do mesmo.” (thread) (reutilização de código) (herança)

     

    COMPOSITE - “Compor objetos em estruturas de árvore para representarem hierarquias partes-todo. Composite permite aos clientes tratarem de maneira uniforme objetos individuais e composições de objetos.” 9.1. Use Composite quando: Um conjunto deve ser tratado como um indivíduo, tomando precauções para evitar loops infinitos, já que o Composite depende de implementações recursivas.

    Observações:

    • Um filho pode substituir um pai.

    • Agregação dele mesmo.

    • Recursividade.

     

    FACTORY METHOD: “Define uma interface (Fábrica) para criar um objeto, deixando subclasses (concretas) decidirem qual classe instanciar. Permite que uma classe (Fábrica) delegue para suas subclasses concretas a responsabilidade de criação de um Produto.” Usa a herança.

     

    ADAPTER: “Converte a interface de uma classe em outra interface esperada pelos clientes. O Adapter permite que certas classes trabalhem em conjunto, pois de outra forma seria impossível por causa de suas interfaces incompatíveis.”

    Class Adapter: usa herança múltipla para adaptar uma interface à outra. (escopo de classe)

    Object Adapter: O adaptador de objeto depende da composição de objetos.