SóProvas


ID
2214724
Banca
SEGPLAN-GO
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Estudo sobre Análise Socioespacial dos Idosos em Goiás desenvolvido pelo Instituto Mauro Borges coloca que: “Desde a década de 1950 a população brasileira envelhece cada vez mais, enquanto o ritmo de crescimento infantil sofre gradativas desacelerações.” Segundo o Instituto, a população goiana segue a mesma tendência: “Em seis décadas a relação entre a população infantil e a idosa saiu de 5,8 idosos para 100 crianças em 1950, e alcançou, em 2010, mais de 30 idosos para 100 infantes”. Disponível em www.imb.go.gov.br Análise Socioespacial dos Idosos em Goiás acesso em 10/09/2016.


Sobre a mudança no quadro populacional de Goiás é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

     

  • a certa é a letra e

  • Consegui errar essa questão 2 vezes mano... Pqp
  • ALVO > E

     

    (TEXTO)

    “Desde a década de 1950 a população brasileira envelhece cada vez mais, enquanto o ritmo de crescimento infantil sofre gradativas desacelerações.” Segundo o Instituto, a população goiana segue a mesma tendência: “Em seis décadas a relação entre a população infantil e a idosa saiu de 5,8 idosos para 100 crianças em 1950, e alcançou, em 2010, mais de 30 idosos para 100 infantes”. 

     

    e) Na segunda metade do século XX e nos primeiros anos do século XXI houve diminuição nos índices de mortalidade e de natalidade,(Desde a década de 1950 a população brasileira envelhece cada vez mais, enquanto o ritmo de crescimento infantil sofre gradativas desacelerações) especialmente devido ao acesso aos serviços (medicina, saneamento...) e à informação. (Aqui, na segunda parte, requer conhecimento externo ao texto. Essas foram, de fato, as principais razões relacionadas à mortalidade e à natalidade)

     

     

  • Acho que curioso que entre 1950 e 1980 houve a chamada explosão demográfica. Falar, na alternativa E, que houve queda da Natalidade é ser bem rudimentar. Se falasse a partir da década de 80 em vez de segunda metade seria mais são.

  • a) No Brasil como um todo, na década de 1950, não havia uma preocupação com controle de natalidade. ITEM INCORRETO.

    b) Nas últimas décadas a taxa de fecundidade das mulheres está em queda, e não em ascensão. ITEM INCORRETO.

    c) O Estatuto do Idoso é uma lei de 2003. ITEM INCORRETO.

    d) A renda está fortemente ligada à expectativa de vida. Quanto maior disponibilidade financeira uma pessoa possui, mais acesso a tratamentos médicos e a medicamentos ela possui. ITEM INCORRETO.

    e) Na segunda metade do século XX e nos primeiros anos do século XXI houve uma expansão ao acesso à informação e a serviços de medicina e de saneamento, o que contribuiu para a diminuição nos índices de mortalidade e de natalidade. ITEM CORRETO.

    Resposta: E