SóProvas


ID
2214973
Banca
IDECAN
Órgão
INMETRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A Norma ISO12207 estabelece uma estrutura comum para os processos do ciclo de vida do software, com uma terminologia bem definida, podendo ser referenciada pela indústria de software. Os processos de apoio do ciclo de vida do software constituem um conjunto de oito processos. Um processo de apoio auxilia outro processo, como uma parte integrante, mas tem propósito distinto e, ainda, contribui para o sucesso e também para a qualidade do projeto de software. “Define as atividades para avaliação da situação e produtos de uma atividade.” Trata‐se do processo de

Alternativas
Comentários
  • 4.1.1.2 Processos de apoio de ciclo de vida
    1) Processo de documentação (subseção 6.1). Define as atividades para registro da informação produzida por um processo de ciclo de vida.

    2) Processo de gerência de configuração (subseção 6.2). Define as atividades de gerência de configuração.

    3) Processo de garantia da qualidade (subseção 6.3). Define as atividades para garantir objetivamente que os produtos e processos de software estão em conformidade com seus requisitos especificados e aderem aos seus planos estabelecidos. Revisões conjuntas, auditorias, verificação e validação podem ser utilizadas como técnicas para garantia da qualidade.

    4) Processo de verificação (subseção 6.4). Define as atividades (para o adquirente, o fornecedor, ou uma parte independente) para verificação dos produtos de software, em profundidade variável, dependendo do projeto de software.

    5) Processo de validação (subseção 6.5). Define as atividades (para o adquirente, o fornecedor ou uma parte independente) para validação dos produtos de software do projeto de software.

    6) Processo de revisão conjunta (subseção 6.6).
    Define as atividades para avaliação da situação e produtos de uma atividade. Este processo pode ser empregado por qualquer uma das duas partes, onde uma delas (parte revisora) revisa a outra parte (parte revisada) em um fórum conjunto.

    7) Processo de auditoria (subseção 6.7). Define as atividades para determinar a conformidade com requisitos, planos e contrato. Este processo pode ser empregado por qualquer uma das duas partes, onde uma delas (parte auditora) audita os produtos de software ou atividades da outra parte (parte auditada).

    8) Processo de resolução de problema (subseção 6.8). Define um processo para análise e remoção dos problemas (incluindo não-conformidades), independente da sua natureza ou origem, que forem descobertos durante a execução dos processos de desenvolvimento, de operação, de manutenção ou de outros processos.

    FONTE: NBR ISO/IEC 12207-98