SóProvas


ID
2215012
Banca
IDECAN
Órgão
INMETRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

“A arquitetura orientada a serviço (SOA – Service‐Oriented Architecture) tem como objetivo estabelecer um modelo arquitetônico visando o aprimoramento da eficiência, agilidade e também da produtividade de uma empresa. Posiciona os serviços como meios principais, para que a solução lógica seja representada no suporte à realização dos objetivos estratégicos, associando‐os à computação orientada a serviços. Baseia‐se em alguns princípios, dentre os quais um enfatiza a necessidade de ocultar o maior número possível de detalhes subjacentes de um serviço. Também amarra muitos aspectos da orientação a serviços.” Trata‐se do princípio da

Alternativas
Comentários
  • 3. Abstração
    Em um nível fundamental, esse princípio enfatiza a necessidade de ocultar o maior número possível de detalhes subjacentes de um serviço”. (ERL, 2009, p. 46) O princípio da abstração estabelece que o contrato de serviço deve conter apenas informações relevantes para o usuário do serviço. Detalhes de implementação e outros, desnecessários não devem estar presentes no contrato. O nível de abstração do serviço precisa ser adequadamente planejado durante a fase de implementação do serviço. Excesso de informação pode induzir ao uso indevido do serviço, resultando em futuros problemas de acoplamento. Falta de informação poderia trazer prejuízos para sua utilização e reuso.

    7. Visibilidade do serviço
    Uma das questões chave com que o desenvolvedor de software, em uma arquitetura orientada a serviços se depara é se as funcionalidades que ele precisa utilizar já existem ou se precisarão ser implementadas. Isso requer um catálogo de serviços adequadamente construído, de forma a garantir acesso a informações sobre o serviço como: seu propósito; suas capacidades e suas limitações. Quando um recurso ou serviço não está adequadamente visível, normalmente os usuários perdem a oportunidade de utilizá-lo e acabam construindo um recurso próprio, o que acarreta sobreposição funcional ao recurso existente, introduzindo redundância na empresa.

    FONTE: https://goo.gl/b65XL0