Há quatro níveis de mensuração dos resultados do treinamento :
Nível 1: reação ou satisfação – o primeiro nível mede a reação e satisfação dos funcionários quanto à experiência de participação no treinamento. Verifca-se se eles gostaram do treinamento. O foco é avaliar o conteúdo, o material didático, a aplicação do treinamento, o local e o instrutor, com o intuito de melhorar sua realização no futuro e descartar itens que não satisfzeram.
Nível 2: aprendizagem – avalia-se o que os participantes aprenderam, os mecanismos do aprendizado. Busca-se verifcar se eles estão adquirindo novas habilidades, conhecimentos e atitudes, pois não é sufciente que os participantes tenham gostado do treinamento, se não aprenderam e o conteúdo não vier a acrescentar nada em suas atividades.
Nível 3: mudança de comportamento – é necessário observar o desempenho de cada participante após o treinamento. O que ele aprendeu está sendo
usado em seu comportamento no dia-a-dia? Se não houver mudanças no comportamento, o programa de treinamento ou não resolveu o problema ou talvez haja falta de motivação no funcionário.
Nível 4: resultados – busca-se medir o resultado do treinamento por meio de dados numéricos que não são encontrados em observações, conversas e relatórios administrativos. Deve ser constatado se o treinamento reduziu custos operacionais, aumentou lucros, diminui o número de reclamações, se houve aumento de vendas e de produção, se diminuiram os erros e as faltas, entre outros indicadores de desempenho.
Alternativa C
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE TREINAMENTO: é preciso saber se o programa de treinamento atingiu seu objetivo. A etapa final é a avaliação do programa de treinamento para verificar a eficácia e confirmar se o treinamento realmente atendeu às necessidades da organização, das pessoas e dos clientes. As principais medidas para avaliar o treinamento são:
1) CUSTO: qual foi o valor investido no programa de treinamento.
2) QUALIDADE: como o programa atendeu às expectativas.
3) SERVIÇO: o programa atendeu às necessidades dos participantes?
4) RAPIDEZ: como o programa se ajustou aos novos desafios oferecidos?
5) RESULTADOS: quais foram os resultados do programa.
GESTÃO DE PESSOAS: O NOVO PAPEL DOS RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES- CHIAVENATO 4A EDIÇÃO PAG: 327