SóProvas


ID
221638
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Duas economias são precisamente iguais, em termos de dotação de fatores, tecnologia usada, estrutura da demanda interna, de impostos e gastos públicos (e, portanto, idênticas em preços e custos). A abertura comercial entre as duas e o consequente aumento do mercado disponível para as empresas, em ambas,

Alternativas
Comentários
  • A ideia de que o o comércio internacional pode se dar através de rendimentos crescentes de escala contradiz os antigos modelos internacionais de Ricardo de de Heckscher-Ohlin, que são estáticos. Caso um setor produtivo apresente rendimentos crescentes de escala, o custo unitário de cada unidade produzida será reduzido com o aumento da produção. Ou seja, com a abertura do mercado, a empresa terá mais demanda e poderá produzir mais, consequentemente, caso seu custo diminua, ela conseguirá obter vantagem competitiva. 

    Logo, só há a necessidade de que pelo menos um setor produtivo tenha rendimento constante de escala para que haja comércio internacional. 
  • Ótimo o comentário do colega acima. Só vou pontuar um pequeno lapso de digitação para que não haja confusão:
    "Logo, só há a necessidade de que pelo menos um setor produtivo tenha rendimento constante (CRESCENTE) de escala para que haja comércio internacional. "
  • A Teoria de Heckcher Ohlin explica como haveria comércio internacional entre economias com estruturas de custos diferenciadas. Em seu raciocínio, cada país de especializaria na produção de bens que utilizariam o fator de produção (terra, capital ou trabalho) abundante em seu território. 

    Já a teoria dos Ganhos de Escala de Krugman explica que o comércio internacional é possível mesmo quando os países possuam idências dotações de fatores. Pois com as economias de escala, o aumento dos fatores produtivos gerariam aumentos mais do que proporcionais na produção.