SóProvas


ID
2217379
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

No manejo de bacias hidrográficas, os conceitos de capacidade de campo, ponto de murcha permanente, água gravitacional e água disponível ajudam a compreender a dinâmica da água no solo, mesmo levando em conta que esses são valores relativos. O potencial matricial que corresponde à umidade do solo no ponto de murcha permanente é de:

Alternativas
Comentários
  • Capacidade de campo (CC) - é a quantidade de água retida pelo solo após a drenagem ter ocorrido ou cessado em um solo previamente saturado por chuva ou irrigação; é a quantidade de água retida pelo solo quando a condutividade hidráulica não saturada se torna tão pequena que o fluxo de água pode ser considerado como sendo zero; para fins de irrigação, capacidade de campo é o conteúdo volumétrico de água em equilíbrio com o componente matricial do potencial de água de -10 a -30 kPa (-0,1 a -0,3 bar).

    Ponto de murcha permanente (PMP) - é o conteúdo de água no solo retido a um componente matricial do potencial de água tão elevado, em valor absoluto, tal que a maioria das plantas não consegue extrair água do solo e entra em murcha permanente; para fins de irrigação, o ponto de murcha permanente é o conteúdo volumétrico de água em equilíbrio com o componente matricial do potencial de água no solo de -1500 kPa (-15 bar).

    Água facilmente disponível (AFD) - é a fração da Água total disponível (ATD) que se diz facilmente retirada do solo pela cultura, pois essa fração de água está retida a maiores potenciais (ou menores tensões). Ela é o resultado do produto do fator de disponibilidade (f) com a ATD (f x ATD).

    Água total disponível (ATD) - é a água compreendida entre a capacidade de campo (CC - limite superior) e o ponto de murcha permanente (PMP - limite inferior) do solo (ATD = CC - PMP).