SóProvas


ID
2217535
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

 Considere o texto abaixo.
O Chile é cercado por barreiras naturais que o permitem estar longe de pragas e doenças. Como se trata de um país extenso, tem praticamente todos os climas, do deserto quente do norte até o rigoroso frio no sul. Isso, somado à produção fora de época em relação ao hemisfério norte e aos acordos comerciais que nos dão acesso privilegiado a vários mercados, fazem que a nossa fruta fresca seja reconhecida internacionalmente pela sua qualidade e, ao mesmo tempo, altamente cobiçada pelos consumidores mais exigentes mundo.
O Chile é o maior exportador de uvas, ameixas, maçãs, mirtilos, nectarinas e pêssegos em nível mundial, sendo responsável por quase 60% das exportações do hemisfério sul.
(Disponível em: www.prochile.gob.cl/int/brasil/productive-sectors/fruta-fresca/)

A barreira natural destacada no texto, bem como a condição que permite a produção agrícola fora de época resultam de um mesmo fenômeno, a saber: 

Alternativas
Comentários
  • Barreiras naturais (deserto do Atacama ao norte, glaciares ao sul, cordilheira dos Andes a leste e oceano Pacífico a oeste)

     

    Essa geografia de cenários diversos – deserto ao norte, oceano Pacífico a oeste, cordilheira dos Andes a leste e a Patagônia, com suas geleiras, ao sul protegeu, ao longo dos anos, os vinhedos chilenos. Em 1860, as vinhas do mundo inteiro foram atacadas pela praga filoxera – o Chile escapou imune – por isso algumas espécies, dadas como extintas, foram preservadas e produzem em terras chilenas até hoje.