SóProvas


ID
2217583
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nas últimas décadas do século XX, o espaço social agrário tornou-se mais complexo como consequência da modernização da agropecuária. Um dos grupos sociais do campo brasileiro é descrito em:

Alternativas
Comentários
  • Estranho a alternativa B ser dada como correta, pois está em contradição com o que afirma José Graziano da Silva, em texto clássico ("A Industrialização e a Urbanização da Agricultura Brasileira").

  • José Graziano da Silva estava errado.

  • Conforme estudamos, os trabalhadores do campo que são formalizados representam uma pequena parcela do total dos trabalhadores rurais, algo em torno de 10%.

    Neste meio, os trabalhadores temporários e em condições de fragilidade social são a grande a maioria.

    GABARITO: B

  • os trabalhadores do campo que são formalizados representam uma pequena parcela do total dos trabalhadores rurais, algo em torno de 10%.

    Neste meio, os trabalhadores temporários e em condições de fragilidade social são a grande a maioria.

  • A questão acima tem como tema o espaço social agrário brasileiro, que sofreu várias modificações na segunda metade do século XX por conta da modernização agrícola que ocorreu no Brasil nesse período.
    Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato saiba o que aconteceu no processo de modernização agrícola no país e tenha ciência das consequências sociais que o espaço agrário sofreu ao longo desse processo.
    Feita a análise do que é pedido na questão, vamos julgar as alternativas abaixo:

    Letra A - Incorreta, pois os grandes agricultores que vieram da região Sul em direção à região Centro-Oeste, devido a nova fronteira agrícola presente no Cerrado, se dedicaram principalmente à cultura da soja e a produção de carne bovina.
    Letra B - Correta, pois com a chegada de máquinas agrícolas, oriundas do processo de modernização agrícola, muitos trabalhadores rurais perderam seu emprego tendo sua mão-de-obra substituída pelos maquinários agrícolas (tratores, colheitadeiras, etc), diminuindo então o número de trabalhadores permanentes nessas lavouras. Além disso, como o número de empregos no campo caiu devido à mecanização, o vínculo permanente, no ponto de vista dos grandes produtores, já não é mais necessário, o que fez aumentar o número de trabalhadores temporários - pessoas que recebem seu salário com base da empreita combinada e contratado verbalmente - nessas grandes e médias propriedades rurais.
    Letra C - Incorreta, pois a figura dos posseiros é mais presente na região Norte, que ocupam muitas terras sem qualquer tipo de documentação ou legalização fundiária do governo brasileiro, em busca de uma terreno para poder plantar e garantir o seu sustento.
    Letra D - Incorreta, pois em sua grande maioria, os camponeses de origem europeia, basicamente oriundos da região Sul, tiveram grande parte de seu êxito em grandes e médias propriedades se destinando ao agronegócio. A agricultura familiar realizada nas periferias urbanas, geralmente são praticados por pequenos produtores desprovidos de capital.
    Letra E - Incorreta, pois a pressão dos sem-terras em busca de um programa de reforma agrária, é justamente porque muitas famílias não tem sido beneficiadas por programas de colonização agrária na Amazônia, região onde ocorre muitos conflitos por disputa de terras.
    Gabarito do Professor: Letra B.