SóProvas


ID
2220736
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao prestar assistência a um paciente portador de insuficiência arterial periférica dos membros inferiores, o profissional de enfermagem, dentre outros, deve

Alternativas
Comentários
  • A doença arterial periférica é uma situação que ocorre em virtude do estreitamento ou obstrução dos vasos sanguíneos arteriais, responsáveis por levar o sangue para nutrir as extremidades como braços e pernas, sendo mais comum o acometimento nos membros inferiores do que nos superiores.

    A causa mais comum desta doença é a aterosclerose, fenômeno em que ocorre o acúmulo de placas de ateroma na parede dos vasos sanguíneos, sendo estas que causam os estreitamentos e obstruções, levando a dificuldade da progressão do sangue.

    O estreitamento ou obstrução dos vasos sanguíneos ocasiona redução no fluxo sanguíneo, o que pode lesar nervos, músculos e outros tecidos a médio e longo prazo. Muito comumente os pacientes apresentam ulceras que devem ser mantidas limpas. Elas devem ser lavadas com sabão neutro ou solução antibacteriana e cobertas com curativos limpos e secos diariamente. As pernas devem ser mantidas abaixo do nível do coração para ajudar a melhorar o fluxo de sangue.

    As meias de compressão elástica são conrtaindicadas para casos de doença arterial obstrutiva periférica e ulceração de pé diabético.

    A compressa fria não deve ser realizada já que na insuficiência arterial já existe um estreitamento dos vasos e a compressa fria leva a vasoconstrição.


    Gabarito do Professor: Letra C



    Bibliografia


    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

    https://sbacvsp.com.br/doenca-arterial-obstrutiva-...