SóProvas


ID
2220982
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As medidas bioquímicas relacionadas com a condição proteica no organismo são utilizadas na avaliação nutricional. O indicador abaixo menos sensível é a:

Alternativas
Comentários
  • Albumina - é um indicador pouco sensível de desnutrição, pois a reserva corporal é grande e essa proteína possui uma meia-vida longa (20 dias). É importante observar que outros fatores não nutricionais podem afetar os níveis de albumina sérica, tais como estresse, traumatismos, cirurgias e aumento do líquido extracelular.

    Pré-albumina - é uma proteína depletada precocemente em estado hipermetabólico, uma vez que tem uma vida média de dois dias e uma reserva corporal bem pequena.

    Transferrina - é o parâmetro nutricional mais sensível, pois sua vida média é menor que a albumina (oito dias), bem como suas reservas orgânicas.

    Proteína ligada ao retinol é outro marcador bastante sensível do estado nutricional porque possui uma meia-vida de 12 horas.

  • A albumina é a menos sensível por ter uma meia vida mais longa (18-20), sendo pouco indicada para avaliar uma deplecao calórico proteica aguda. Muito utilizada para avaliação nutricional em condições patológicas nos rins e fígado em caso de desnutrição energético proteica mais duradoura como na insuficiência renal crônica e nos cânceres.

    A transferrina realiza o transporte de ferro no organismo e sua meia vida dura de 7 a 10 dias sendo mais utilizada para avaliar deficiência de ferro na qual a transferrina encontra-se aumentada.

    A pré albumina tem uma meia vida de 2 a 3 dias e está envolvida no transporte de tiroxina(T4). Junto a proteína lutadora de retinol formam um complexo para carregar retinol e T4 aos tecidos. Sendo bastante sensível por sua meia vida menor.

    A proteína carregadora de retinol e ainda mais sensível para avaliar a condição proteica e o estado nutricional que a prÉ albumina pois sua meia vida é de apenas 12h. Sendo as duas as mais sensíveis. A proteína ligadora de retinol,em especial, é um indicador bastante utilizado para avaliação de desnutrição aguda bem como o crescimento de prematuros.

    Valores aumentados de proteina ligadora de retinol estão associados a lesão doença renal ( redução da excreção) e diminuídos a piora do estado nutricional, deficiencia de vitamina A ou zinco ou disfunção hepática.