- ID
- 2223688
- Banca
- IBFC
- Órgão
- EBSERH
- Ano
- 2013
- Provas
- Disciplina
- Enfermagem
- Assuntos
A pressão intracraniana (PIC) é determinada pelo equilíbrio entre os três componentes do volume intracraniano: parênquima cerebral, líquido cerebroespinal e sangue. Considerando os conhecimentos de fisiopatologia, tratamento das disfunções neurológicas e cuidados de enfermagem, leia as frases abaixo e assinale a alternativa que corresponde à resposta correta.
I. O volume intracraniano varia de 1400 a 1700 ml e, pelos fluidos estarem localizados em uma estrutura fechada, rígida e não elástica, geram uma pressão que pode variar de 10 a 15 mmHg em adultos.
II. A hipertensão intracraniana (HIC) ocorre quando há aumento de um ou mais volumes intracranianos e a conduta terapêutica é realizada quando a PIC for maior do que 30 mmHg.
III. O ciclo da HIC é composto por: hipóxia tecidual, aumento de PCO2 e diminuição do pH, vasodilatação e edema cerebral. Esse ciclo eleva ainda mais a PIC, resultando em isquemia, herniações cerebrais e morte encefálica.
IV. Com o aumento da PIC, ocorre elevação da pressão de perfusão cerebral (PPC) e do fluxo sanguíneo cerebral (FSC), gerando aumento do PCO2 e do pH, vasoconstrição e edema cerebral.