SóProvas


ID
2223700
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a Resolução nº 7, de 24 de fevereiro de 2010, que dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e dá outras providências, sobre Gerenciamento de Riscos e Notificação de Eventos Adversos, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.

I. O gerenciamento dos riscos da UTI deve ser realizado exclusivamente para produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária. Portanto, o evento adverso com uso de sangue e hemocomponentes não faz parte do monitoramento da gerência de risco.

II. O estabelecimento de saúde deve buscar a redução e minimização da ocorrência dos eventos adversos relacionados a procedimentos de prevenção, diagnóstico, tratamento ou reabilitação do paciente; medicamentos e insumos farmacêuticos; produtos para saúde, incluindo equipamentos; uso de sangue e hemocomponentes; saneantes; outros produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária utilizados na unidade.

III. Na monitorização e no gerenciamento de risco, a equipe da UTI deve coletar, analisar, estabelecer ações corretivas e notificar eventos adversos e queixas técnicas, conforme determinado pelo órgão sanitário competente, à gerência de risco ou outro setor definido pela instituição.

Alternativas
Comentários
  • Seção VII

    Gerenciamento de Riscos e Notificação de Eventos Adversos

    Art. 33. Deve ser realizado gerenciamento dos riscos inerentesàs atividades realizadas na unidade, bem como aos produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária.

    Art. 34. O estabelecimento de saúde deve buscar a redução e minimização da ocorrência dos eventos adversos relacionados a:

    I - procedimentos de prevenção, diagnóstico, tratamento ou reabilitação do paciente;

    II - medicamentos e insumos farmacêuticos;

    III - produtos para saúde, incluindo equipamentos;

    IV - uso de sangue e hemocomponentes;

    V - saneantes;

    VI - outros produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária utilizados na unidade.

    Art. 35. Na monitorização e no gerenciamento de risco, a equipe da UTI deve:

    I - definir e monitorar indicadores de avaliação da prevenção ou redução dos eventos adversos pertinentes à unidade;

    II - coletar, analisar, estabelecer ações corretivas e notificar eventos adversos e queixas técnicas, conforme determinado pelo órgão sanitário competente.

    Art. 36. Os eventos adversos relacionados aos itens dispostos no Art. 35 desta RDC devem ser notificados à gerência de risco ou outro setor definido pela instituição, de acordo com as normas institucionais.

    Referencias: