SóProvas


ID
2223823
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O fiscal que acompanhava a concretagem das vigas e lajes de uma edificação observou que as sobras de argamassa aplicadas no reboco das paredes eram despejadas na betoneira de preparo do concreto, para evitar desperdício de material na obra; que, após a concretagem, a laje era constantemente molhada com uma mangueira de água; e que a agulha do vibrador fora fixada nas ferragens das vigas, para aumentar a eficiência da vibração.

Com base nessa situação, julgue o item seguinte.

O procedimento de fixação da agulha do vibrador à ferragem afeta a aderência do concreto à armadura, portanto seu uso é contraindicado.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta.

    De acordo com o livro "A técnica de Edificar", do Walid Yazigi, não é recomendado encostar o vibrador nas ferragens do elemento a ser concretado.

     

    Bons estudos

  • ABNT NBR 14931:2004

     

    9.6 Adensamento

     

    9.6.1 Generalidades

     

    Durante e imediatamente após o lançamento, o concreto deve ser vibrado ou apiloado contínua e energicamente com equipamento adequado à sua consistência. O adensamento deve ser cuidadoso para que o concreto preencha todos os recantos das fôrmas.

     

    Durante o adensamento devem ser tomados os cuidados necessários para que não se formem ninhos ou haja a segregação dos materiais. Deve-se evitar a vibração da armadura para que não se formem vazios ao seu redor, com prejuízos da aderência.

  • 9.6.2 Cuidados no adensamento com vibradores de imersão

     

    Quando forem utilizados vibradores de imersão, a espessura da camada deve ser aproximadamente igual a 3/4 do comprimento da agulha.

     

    Ao vibrar uma camada de concreto, o vibrador deve penetrar cerca de 10 cm na camada anterior.

     

    Tanto a falta como o excesso de vibração são prejudiciais ao concreto.

    Devem ser tomados os seguintes cuidados durante o adensamento com vibradores de imersão (ver figura 2):

     preferencialmente aplicar o vibrador na posição vertical;

     vibrar o maior número possível de pontos ao longo do elemento estrutural;

     retirar o vibrador lentamente, mantendo-o sempre ligado, a fim de que a cavidade formada pela agulha se feche novamente;

    não permitir que o vibrador entre em contato com a parede da fôrma (nem com a armadura) , para evitar a formação de bolhas de ar na superfície da peça, mas promover um adensamento uniforme e adequado de toda a massa de concreto, observando cantos e arestas, de maneira que não se formem vazios;

     mudar o vibrador de posição quando a superfície apresentar-se brilhante.

     

    FONTE: NBR 14931