SóProvas


ID
2223826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O fiscal que acompanhava a concretagem das vigas e lajes de uma edificação observou que as sobras de argamassa aplicadas no reboco das paredes eram despejadas na betoneira de preparo do concreto, para evitar desperdício de material na obra; que, após a concretagem, a laje era constantemente molhada com uma mangueira de água; e que a agulha do vibrador fora fixada nas ferragens das vigas, para aumentar a eficiência da vibração.

Com base nessa situação, julgue o item seguinte.

O refugo de argamassa pode ser utilizado como agregado no preparo de concreto, como mencionado, desde que tenha sido curado completamente.

Alternativas
Comentários
  • Questão incorreta, a meu ver pelos seguintes motivos:

    Sobras de argamassa não são agregados; Este refugo de argamassa não foi previsto na dosagem do concreto; Não há previsão de controle tecnológico com esse aproveitamento de material; Sobra de argamassa já curada pode causar reações físico-químicas indevidas para o concreto além de não resultar em uma mistura homogênea; A condição das sobras estarem curadas não faz sentido para o serviço de concretagem; Existem outros meios de aproveitamento para as sobras de argamassa.


  • Concreto fresco

    Há duas maneiras para reciclar concreto fresco. A primeira se dá através de aditivo estabilizador que reduz a velocidade de hidratação do concreto, prolongando o tempo do material em estado fresco.

    A segunda envolve o uso de equipamentos mecânicos conhecidos como recicladores e envolve a lavagem forçada do material, com água sob pressão, que separa o cimento dos agregados. O agregado obtido deste processo de reciclagem é conhecido como agregado recuperado.

    Concreto endurecido

    Para reciclar concreto endurecido, é utilizado um britador especificamente desenvolvido para essa finalidade, que tritura o material. “Por se tratar de britador de mandíbula ou de impacto, de grande porte, é usual que seja operado nas instalações das recicladoras ou em canteiro de obras maiores, como as de infraestrutura, onde há espaço físico para o equipamento”, diz.

    O agregado que é produzido na britagem das sobras de concreto endurecido é conhecido como agregado reciclado. O concreto com agregado reciclado está normalizado pela ABNT NBR 15116 para uso em concretos não estruturais. “Neste momento, a norma está em revisão para ampliar o aproveitamento do material em concretos estruturais, como já ocorre no exterior”, conta Brito.


    Logo pode ser reciclado mais para uso não estrutural. No caso ele não especificou o uso desse concreto --> questão errada



  • Para ser um agregado, o material deve ser inerte.