SóProvas


ID
2224222
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é uma filosofia de controle de pragas que procura preservar e incrementar os fatores de mortalidade natural, através do uso integrado de todas as técnicas de combate possíveis, selecionadas com base nos parâmetros econômicos, ecológicos e sociológicos, visando a manter a densidade populacional de um organismo abaixo do nível de dano econômico. A compreensão dos preceitos do MIP requer o conhecimento de alguns conceitos básicos, que são comumente usados por pesquisadores, técnicos e produtores que lidam com a entomologia. Tais preceitos seguem abaixo, exceto uma alternativa, qual?

Alternativas
Comentários
  • Entomologia

    Entomologia é a ciência que estuda os insetos sob todos os aspectos, estabelecendo suas relações com os seres humanos, plantas e animais, correspondendo, respectivamente, a Entomologia Médica, Entomologia Agrícola e Entomologia Veterinária. A Entomologia Agrícola é o estudo das pragas agrícolas (insetos e ácaros) que causam danos às plantas cultivadas e dos métodos para controlá-las. 

    O número de espécies de insetos descritas é estimado em aproximadamente um milhão, das quais cerca de 10% são pragas. Considera-se como praga todo animal que causa prejuízos econômicos à atividade agrícola desenvolvida pelo homem. 

    

     


     

    Os insetos podem causar danos diretos e indiretos às plantas. Os danos diretos ocorrem pelo ataque do inseto nas diferentes estruturas vegetais da planta. Os danos indiretos ocorrem quando microrganismos oportunistas invadem os tecidos da planta atacada. Esses danos comprometem o produto a ser comercializado, alteram processos fisiológicos provocando reflexos na produção.


     

    Os danos causados pelos insetos às plantas são variáveis, podendo ser observados em todas as partes vegetais. Dependendo da espécie e da densidade populacional da praga, do estádio de desenvolvimento e estrutura vegetal atacada e da duração do ataque, poderá haver maior ou menor prejuízo quantitativo e qualitativo. 


     

    Inseto praga

    Manejo Integrado de Pragas 

    Controle biológico

     

     

     

    Danos as folhas 

    Dano ao colmo 

    Dano as raízes 

    Fonte: Entomologia Agrícola

    (Gallo et al., 2002)

     

    Broca gigante da cana​

    Telchin licus

     

    Broca da cana​

    Diatraea saccharalis

     

     

    Redução da qualidade da matéria prima

    Redução da longevidade dos canaviais

     

    Bicudo da cana​

    Sphenophorus levis

    Redução da produtividade agrícola

     

     

    O controle biológico é um fenômeno natural que consiste na regulação do número de plantas e animais por inimigos naturais, que constituem os agentes de mortalidade biótica. No Brasil existem excelentes programas de controle biológico, comparáveis aos melhores do mundo, envolvendo criações massais de insetos, especialmente em hospedeiros naturais. O controle biológico é a principal tática do manejo integrado de pragas e deve apresentar características fortemente ecológicas para manter e aumentar os inimigos naturais no agroecossistema.

    

     

    Nível de dano econômico: densidade populacional de um inseto que causa prejuízo econômico para a cultura semelhante ao custo de adoção da medida de controle.

    

    Nível de controle: densidade populacional de um inseto em que medidas de controle devem ser adotadas para evitar que o NDE seja atingido.

    

    Nível de equilíbrio: densidade populacional média de um inseto, durante um longo período de tempo, que não causa prejuízo econômico para a cultura.

  • não é toda injuria que provoca perda de produção, o que torna a letra "b" errada no começo "A planta injuriada perde produção,"