SóProvas


ID
2224453
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A doença mental ou transtorno mental, por suas características e sintomas, afetam a convivência do indivíduo na sociedade. O DSM-5, propõe que:

Alternativas
Comentários
  •  a)em relação aos transtornos de personalidade, o diagnóstico deve desconsiderar os antecedentes étnicos, culturais e sociais do indivíduo, prevalecendo a intensidade e frequência dos sintomas.

     b)o transtorno mental é um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do individuo, manifestando-se em duas (ou mais) das seguintes áreas: cognitiva, afetiva, funcionamento interpessoal e controle de impulsos.

     c)a indicação de tratamento em paciente com diagnóstico de transtorno mental deva considerar a gravidade e importância dos sintomas, o sofrimento do paciente, entre outros aspectos.

     d)seu uso tenha como objetivo respaldar clínicos e outros profissionais no diagnóstico de transtornos mentais e de personalidade, como, por exemplo, os que trabalham no campo da Justiça.

     e)em conjunto com o CID 11 sejam utilizados como manuais que abordam de formas diferentes os quadros de doenças mentais e transtornos, nã

  • Profissionais do campo da justiça devem ter cautela no uso do dsm 5. O cid 11 e o dsm 5 não abordam de forma diferente os transtornos mentais. Ao contrário haverá uma maior similaridade e aproximação entre os dois manuais em relacao a abordagem dos transtornos.
  • GABARITO C

  • Segundo o DSM-V um transtorno mental é uma síndrome caracterizada por perturbação clinicamente significativa na cognição, na regulação emocional ou no comportamento de um indivíduo que reflete uma disfunção nos processos psicológicos, biológicos ou de desenvolvimento subjacentes ao funcionamento mental. Transtornos mentais estão frequentemente associados a sofrimento ou incapacidade significativos que afetam atividades sociais, profissionais ou outras atividades importantes.

  • Outra forma de interpretar o erro da alternativa B é que ela trocou os conceitos de transtorno mental com de personalidade.

  • Um transtorno da personalidade é um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo, é difuso e inflexível, começa na adolescência ou no início da fase adulta, é estável ao longo do tempo e leva a sofrimento ou prejuízo.

    Um transtorno mental é uma síndrome caracterizada por perturbação clinicamente significativa na cognição, na regulação emocional ou no comportamento de um indivíduo que reflete uma disfunção nos processos psicológicos, biológicos ou de desenvolvimento subjacentes ao funcionamento mental. Transtornos mentais estão frequentemente associados a sofrimento ou incapacidade significativos que afetam atividades sociais, profissionais ou outras atividades importantes. Uma resposta esperada ou aprovada culturalmente a um estressor ou perda comum, como a morte de um ente querido, não constitui transtorno mental. Desvios sociais de comportamento (p. ex., de natureza política, religiosa ou sexual) e conflitos que são basicamente referentes ao indivíduo e à sociedade não são transtornos mentais a menos que o desvio ou conflito seja o resultado de uma disfunção no indivíduo, conforme descrito.

  • Na época dessa questão nem existia CID 11