SóProvas


ID
2225065
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma análise crítica acerca da concepção educacional presente no documento “Pátria Educadora”, publicado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República em abril de 2015, permite afirmar que tal documento:

Alternativas
Comentários
  • B) Expressa uma perspectiva gerencial de educação, segundo a qual o ensino deve estar pautado pela eficiência, pela eficácia, pela produtividade e pela responsabilização dos indivíduos, seguindo a lógica empresarial.

    Em abril de 2015, a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República lançou, à revelia do Ministério da Educação, o documento “”. Ao analisar o documento, o professor Luiz Carlos de Freitas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em entrevista para a , afirma que a proposta segue a lógica empresarial e desmoraliza o professor.

    Segundo o especialista, o documento traz orientações divergentes em relação ao Plano Nacional de Educação (PNE) e aumenta a segregação escolar. Na entrevista, Freitas detalha e critica os rumos que a política educacional brasileira estaria tomando.Transcrevemos uma parte da entrevista publicada pela Revista Nova Escola:

  • CONTINUAÇÃO

    FREITAS – Um dos grandes problemas das reformas educacionais contemporâneas, em especial dessas baseadas em princípios empresariais, é a ausência de discussão e definição do que entendemos por uma “boa Educação”. A questão está extremamente distorcida, sendo vista como sinônimo de notas altas em testes. Não existe nada no campo das ciências da Educação que ampare tal crença. Do ponto de vista educativo, essa não pode ser a finalidade do ensino. Temos que ir muito além de tirar notas boas nessa ou naquela disciplina. Também não podemos nos resumir apenas à elaboração de uma base nacional curricular especificando uma lista de conteúdos. Precisamos ter um projeto educativo para a formação da nossa juventude como nação. A ênfase em provas cria concorrência e gera ganhadores e perdedores, o que não é compatível com os objetivos educacionais. Ao contrário do mercado, a Educação só deve ter ganhadores.

  • Nesta questão, o candidato deve indicar a alternativa que apresenta afirmativas constantes na análise crítica feita acerca da concepção educacional presente no documento “Pátria Educadora", publicado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República em abril de 2015. 
    Entre os críticos do documento, existe o entendimento de que o processo gerencialista e mercantil do setor público já está em curso, por meio de várias ações dos governos nas três esferas administrativas, mas de forma não explícita, não oficial. Por sua vez, o documento torna claro, evidencia as intencionalidades, desnuda o ideário. Há a compreensão de que o documento não representa os anseios do movimento daqueles que lutam pelo direito à educação pública de qualidade para todos e, ainda, que as ações propostas não convergem para essa direção. O ideário que sustenta a proposta contém a lógica de meritocracia empresarial, assumindo inclusive o sistema de premiações e punições, visando o alcance de metas, como é o caso do afastamento de diretores que se tornam profissionais formados em centros de excelência, distanciando-se do processo de escolha democrática ou, como afirmado no documento, produzindo a “despolitização da escolha de diretores". Existe ainda no documento a ênfase em português e matemática, em contraponto com a invisibilização das artes e do desenvolvimento corporal, que sequer são lembrados. Estas áreas não cabem no novo racionalismo empresarial. O estreitamento curricular está colocado como ponto de partida da proposta. Nada de grandes ensinamentos, nada de “formação humana". Do enciclopedismo raso, direto ao pragmatismo raso. Sempre lembrando que os pobres não aprendem porque têm barreiras socioemocionais que precisam ser removidas pela escola. Os novos reformadores são os novos libertadores das classes populares. Por diversas vezes o documento se refere a recompensas aos diretores e escolas que atingirem as metas de desempenho previamente estabelecidas, caso contrário, poderão ser afastados do cargo. Há, assim, forte caráter privatista e gerencial, baseado em metas, prêmios, punições, resultados, e outros ajustes comuns ao repertório empresarial, reconfigurando drasticamente o espaço público. 
    A) Expressa um projeto progressista de educação voltado para a qualificação do ensino básico como obra de construção nacional para enfrentar os problemas educacionais do século XXI. - ERRADO.
    B) Expressa uma perspectiva gerencial de educação, segundo a qual o ensino deve estar pautado pela eficiência, pela eficácia, pela produtividade e pela responsabilização dos indivíduos, seguindo a lógica empresarial. CORRETO. 
    C) Estabelece princípios pertinentes para a educação, entre elas a de melhorar a qualidade da educação básica, sugerindo que o Estado tenha maior responsabilidade nessa tarefa. ERRADO.
    D) Estabelece a educação como prioridade nos investimentos do Estado, de modo que o país melhore sua posição nas estatísticas oficiais e seja visto internacionalmente como Pátria Educadora. ERRADO.
    E) Expressa o desejo dos movimentos dos educadores, de construir uma educação mais democrática e voltada para as demandas da classe trabalhadora. ERRADO.  
    Portanto, a afirmação constante na letra B está correta. 
    Gabarito do Professor: Letra B.