-
A reportagem difere da notícia por apresentar base interpretativa do fato, uma vez que se pretende mais completa e mais profunda. Assim, a reportagem exige maior capacidade de observação e de investigação por parte do jornalista, que deve, ainda, explorar os mais diversos ângulos sobre o que está sendo relatado; busca de personagens, fala de especialistas, índices ou dados estatísticos relacionados ao fato, etc.
-
Marquei E e acertei. Mas qual o erro das outras alternativas, gente? Tive a impressão que todas estão certas. Fui pela mais induvidável.
-
Qual o erro da letra c, afinal? Não encontrei.
-
a) Resenha crítica pode ser usada tanto na apreciação de um trabalho artístico quanto na de um fato, como, por exemplo, a atuação do Supremo Tribunal Federal em um determinado julgamento.
Resenhas dizem respeito a obras, não fatos.
b) Em uma matéria jornalística, personagem é como se designa o principal envolvido na notícia.
Personagens dizem respeito à ficção, não à não-ficção .
c) Coluna, local reservado nos jornais, é um espaço em determinada publicação onde se escreve regularmente.
Colunas não são exclusividade de jornais, sendo normalmente encontradas também em revistas (e com alguma licença poética até nas mídias eletrônicas, como a "coluna do Jabor" por exemplo).
d) Em uma crônica, o leitor expressa a própria opinião acerca de algum assunto da atualidade.
A isso dá-se o nome de "Carta do Leitor", e não "crônica", que não é escrita pelo leitor (embora esse possa ter lá suas crônicas na gaveta, claro).
e) Reportagem é um relato ampliado de um acontecimento, e normalmente demanda pesquisa de campo.
-
Meu raciocínio:
A - Resenha crítica pode ser usada tanto na apreciação de um trabalho artístico quanto na de um fato, como, por exemplo, a atuação do Supremo Tribunal Federal em um determinado julgamento.
Imagino que a Resenha crítica seja melhor para obras artísticas, porque existe maior grau de subjetividade e interpretações. E no caso de um fato, por mais que exista interpretação, seria meio estranho divagar muito em cima de algo que tende para o concreto.
B - Em uma matéria jornalística, personagem é como se designa o principal envolvido na notícia.
Não necessariamente o principal envolvido, penso eu, já que o principal envolvido pode ser a empresa X e o personagem ser o morador vizinho da empresa que tem, digamos, reclamações do barulho.
C - Coluna, local reservado nos jornais, é um espaço em determinada publicação onde se escreve regularmente.
Não achei que a frase restringiu a "coluna" apenas para "jornais", mas sim explicou que, no caso dos jornais, existe um local reservado, então talvez o erro possa ser outro...
D - Em uma crônica, o leitor expressa a própria opinião acerca de algum assunto da atualidade.
Leitor não...
E - Reportagem é um relato ampliado de um acontecimento, e normalmente demanda pesquisa de campo.
Sim, é um relato; e é ampliado, se comparado com a notícia; e "normalmente" demanda pesquisa de campo