SóProvas


ID
2227831
Banca
FAFIPA
Órgão
CISLIPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Dentre as atividades econômicas de destaque do litoral do Paraná, cabe salientar a localidade de Pontal do Sul, há tempos conhecida apenas como ponto de embarque para a Ilha do Mel, Tal localidade está sendo descoberta pela sua beleza natural muito preservada e pelas qualidades naturais que oferecem excelentes condições de navegação, tanto que o balneário já é considerado a Capital Náutica do Paraná, com 22 marinas e cerca de 1.200 embarcações registradas. Há também uma unidade offshore da companhia italiana Techint Engenharia e Construção S/A, que fabrica plataformas de exploração de petróleo e emprega entre centenas e alguns milhares de pessoas, conforme a demanda de trabalho existente. Também está em fase de implantação, o complexo portuário no município, com previsão de término das obras para 2017. A que município refere-se o texto em questão?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    O Porto Pontal conta com uma localização privilegiada, na entrada da Baía de Paranaguá. A três milhas náuticas das rotas de transporte marítimo. A região conta com um calado diferenciado, com capacidade para atracar os maiores navios do mundo – hoje capacidade inédita no Brasil.

    Tudo isso na ponta de Pontal do Paraná – e a apenas 100 km de Curitiba – capital do Paraná – o Estado com a 4ª maior economia do país e um dos mais competitivos em termos comerciais. Com facilidade de acesso às grandes rotas para o Brasil, em local estratégico no sul do país, perto do sudeste, do centro-oeste e do Mercosul, o Porto Pontal se afirma como um dos grandes players em infraestrutura logística.

    Fonte: http://portopontal.com.br/site/porto-pontal/localizacao/

     

     

  •  litoral do Paraná, cabe salientar a localidade de Pontal do Sul

    PONTAL DO PARANÁ

  • Quem quiser saber sobre a história obscura por trás do projeto do complexo portuário de Pontal do Paraná, recomendo ---> https://www.plural.jor.br/artigos/porto-de-pontal-poucas-justificativas-muitas-suspeitas/