SóProvas


ID
2228746
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca da ética no serviço público, julgue o item a seguir.

O princípio da moralidade expresso na CF é reflexo da ciência da ética, na medida em que esta trata de uma dimensão geral daquilo que é bom.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

    A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

  • Dieggo Oliveira----- The king if QC

  • (C)


    MORAL: Conjunto de normas,princípios,preceitos,costumes,valores que norteiam o comportamento do indivíduo no grupo social.

    ETICA: Definida como a teoria,o conhecimento, ou a ciência do comportamento moral,que busca explicar,compreender,justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade.

    Fonte:Apostila do meu curso de formação CFP 2016

  • Cespe definiu a questão como ERRADO em seu Gabarito. Vai entender!

  • Gabarito definitivo do CESPE: Correto

    O texto constitucional ao apontar os princípios que devem ser observados pelo administrador público no exercício de sua função, inseriu entre eles o princípio da moralidade. Isso significa  que em sua atuação o administrador público deve atender aos ditames da conduta ética, honesta, exigindo a observância de padrões éticos, de boa-fé, de lealdade, de regras que assegurem a boa administração e a disciplina interna na Administração Pública (MARINELLA, 2005, p. 37). Moralidade administrativa está ligada ao conceito de bom administrador.

  •  

    BEMouBOM X MAL = ÉTICA

    CERTO X ERRADO =MORAL.

  • Quando a questão da cespe for genérica ou com redação confusa, seja em qual for a matéria, abra os olhos e leia com cuidado pois na grande maioria das vezes ela estará certa.

     

     

  • Está correto. O comando da questão não diz que se trata unica e exclusivamente em relação ao que é bom. É na "medida em que se trata"... Ou seja, ideia de gradação.

  • O CESPE definiu item CORRETO como gabarito definitivo. 

  • Questão certa, mas altamente subjetiva, induz ao erro e nada colabora pra uma seleção

  • UMAS DAS CARACTERISTICAS ORA ARROLADO NA QUESTÃO A UNIVERVALIDADE TIPICAMENTE ÉTICA.

  • Errei porque a ética deriva da moral, e associei moralidade com moral.

     

  • Gabarito C.

    A expressão "daquilo que é bom", deixa ambiguidade. Não significa que o que é bom para uns, seja para o bem coletivo.

  • Respondendo ao colega Gabriel Fernandes, "NA MEDIDA EM QUE" quer dizer CAUSA. Gradação diz respeito "À MEDIDA EM QUE". Pegadinha clássica de Português.

  • As duas expressões são corretas, mas têm significados diferentes.

    À medida que tem o sentido de à proporção que.

    À medida que a renda diminui, o brasileiro reduz gastos em lazer e cultura.

    Na medida em que indica ideia de causa, significa uma vez quevisto quetendo em vista.

    Para ele, preservar essas áreas, além de aumentar a qualidade de vida, traz mais renda para a população, na medida em que melhora a qualidade dos empregos e das moradias.

    Cuidado para não misturar as duas expressões.

    Estão erradas as formas na medida que e à medida em que. O erro deve ser corrigido nas declarações textuais, mesmo quando em discuro direto.

    https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/redacao-e-estilo/estilo/a-medida-na-medida-em-que

  • Daniel, o que trata de bem e mal é a ética A moral trata de certo ou errado
  • questão de filosofia? rs

  • Questão no mínimo capciosa

  • Ètica é o tipo de coisa que às vezes saber menos é saber mais.

    .....................

    ètica é a ciência do comportamento adequado ao convívio em sociedade. Valores éticos são máximas ou pilars edificadores da sociedade.

    Moral é temporal e cultural, enquando ética é atemporal e universal. Moral é a prática e ética a ciência que tem a moral como objeto de estudo, visando extrair um "comportamento adequado ao convívio em sociedade.  E valores éticos são máximas ou pilares edificadores da sociedade."

    Mas moral administrativa embora tenha por base a moral comum (daquela sociedade), não se restringe ou limita a ela e tem seu conteúdo definido em leis, normas e princípios. Não é subjetiva e nem restrita a um grupo ou alguns grupos da sociedade. Visa abrangência maior e uma permanência maior sem contudo ser rígida.

    ........

    Conluímos que "O princípio da moralidade expresso na CF é reflexo da ciência da ética" (sim, ética é a ciência que estuda a moral buscando extrair princípios que deem um norte à conduta em sociedade - qdo especificamente voltada à vida na profissão chama-se deontologia - e a moral administrativa tem por base um pensamento refletido, racional sobre o certo e errado,o bom ou o mau na vida pública, logo reflete o pensar ético - análise racional sobre os valores morais). Logo, moral administrativa é um reflexo do pensar ético sim senhor. ética é a ciência que vê a moral com objetividade!

    ..............

    Mas não a chamamos de ÉTICA PÚBLICA e sim moral pública porquanto não tem pretensão de ser perene, atemporal como a ética o é. Tem uma dimensão geral baseada na busca racional daquilo que é moralmente adequado a condução da vida pública, mas não atemporal pois a sociedade muda seus constumes.

    questão correta.

    ...........

    Não pensei nada disso pra responder. tem horas que saber menos até ajuda  pq o cara vai no "deve ser isso mesmo" e acerta.. mas o que escrevi está correto. Vide conceitos de ética e moral e depois o de moral administrativa

  • Moral e Ética são diferentes!

    Moralidade = Ética

    Fica a dica!

  • Qual o gabarito da banca???

  • Gab: Correto

    A ética quer tratar daquilo que é bom, define o que é bom em oposição ao que é mal. A moral estabelece o que é certo e o que é errado, como reflexo da ética. O texto constitucional ao apontar os princípios que devem ser observados pelo administrador público no exercício de sua função, inseriu entre eles o princípio da moralidade. Isso significa que em sua atuação o administrador público deve atender aos ditames da conduta ética, honesta, exigindo a observância de padrões éticos, de boa-fé, de lealdade, de regras que assegurem a boa administração e a disciplina interna na Administração Pública.

    (ponto dos concursos - prof Marcelo Camacho)

  • A Ética é a parte da filosofia que estuda a moralidade das ações humanas, isto é, se são boas ou más. É uma reflexão crítica sobre a moralidade.

     

    "Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo."  (Provérbios 3:6).

  • Ética -> UNIVERSAL, ATEMPORAL e REFLEXIVA.
    Moral -> PARTICULAR, TEMPORAL e NORMATIVA.

    CERTA!

     

  • A Ética é teórica e busca explicar e justificar os costumes de uma determinada sociedade. Enquanto a ética tem caráter científico, a moral tem caráter prático imediato, visto que é parte integrante da vida quotidiana das sociedades e dos indivíduos.

  • Em 07/05/2018, às 18:48:18, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 10/03/2018, às 13:44:57, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 13/02/2018, às 21:09:03, você respondeu a opção E.Errada!

  • Esta é uma questão escrota e pode acabar com o sonho de uma pessoa.

    Senão vejamos:

    "O princípio da moralidade expresso na CF é reflexo da ciência da ética, na medida em que esta trata de uma dimensão geral daquilo que é bom."

    O "esta" deveria ser "essa", que trata de ética e não de moral. Isso deixa a questão ambígua.

  • Simple e direto !! Por favor pessoal !!

  • Gab C

    A ética é a ciência que estuda a moral. A ética busca analisar os códigos morais, para, a partir deles, orientar o indivíduo. As normas morais são abstratas, não escritas, pertencem à sociedade. Quando se busca uma explicitação dessas regras, de maneira objetiva, botando no papel, se está fazendo uma espécie de estudo sobre elas, daí a referência à ética.

     

    "Moral são as regras, ética é o estudo das regras e sua aplicação na nossa vida.

  • "daquilo que é bom"... achei zuera demais do examinador. 

    se colocasse bem ou mal, eu até marcaria como certa. mas a questão deixou a desejar. 

  • Esse bom da questão me pegou! Nem tudo que é bom pra mim pode ser ético ou referente à honestidade. 

     

  • CORRETO

     

    "uma dimensão geral daquilo que é bom" pode ter derrubado uma galera, mas partam do pressuposta q a Ética/moral é do bem, do corretinho, que vocês matam 80% ou mais das questões de Ética no Serviço Público.

     

    "Fé+Atitude=Resultados"

  • Daquilo que é bom, apenas?

    CESPE e suas próprias teorias!

  • "Aquilo que é bom" pegadinha! deveria ser daquilo que é justo, correto. 

  • Assertiva correta.

    Muitos erraram a questão porque se prenderam ao sentido estrito da palavra "bom". Mas veja que a questão fala de "dimensão geral" daquilo que é bom. 

  • GABARITO: CERTO

     

    Questão: O princípio da moralidade expresso na CF é reflexo da ciência da ética, na medida em que esta trata de uma dimensão geral daquilo que é bom.

     

    Daquilo que é bom: daquilo que é conveniente, correto, adequado.

     

    Os princípios constitucionais constituem-se em PILARES ÉTICOS a serem observados pela administração e seus agentes públicos de todas as esferas e níveis do governo. São de observância obrigatória na prática de atos administrativos e no desempenho das demais atribuições de prestação de serviços públicos. São eles: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, publicidade  e eficiência.

  • "A ética quer tratar daquilo que é bom, define o que é bom em oposição ao que é mal. A moral estabelece o que é certo e o que é errado, como reflexo da ética. O texto constitucional, ao apontar os princípios que devem ser observados pelo administrador público no exercício de sua função, inseriu entre eles o princípio da moralidade. Isso significa que em sua atuação o administrador público deve atender aos ditames da conduta ÉTICA, honesta, exigindo a observância de padrões éticos, de boa-fé, de lealdade, de regras que assegurem a boa administração e a disciplina interna na Administração Pública." Prof. Marcelo Camacho (Ponto dos Concursos)

     

    ÉTICA:

    - Reflexão filosófica sobre a moral (caráter teórico);

    - É permanente, pois é universal;

    - É princípio;

    - É ciência que estuda a moral - está relacionada à Política e à Filosofia.

     

    MORAL:

    - Caráter prático (com força normativa);

    - É temporária, pois é cultural;

    - São aspectos de condutas específicas;

    - Está relacionada com hábitos e costumes de um determinado grupo social.

     

    "ÉTICA é um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e MORAL." (CESPE/2015/TCE-RN/CONHECIMENTOS BÁSICOS)

  • Não gosto de fazer comentários não relacionados às questões, mas citar a fonte é sempre interessante. :)

  • Eu errei esta questão, porque pensei que a palavra "bom" não seria a correta.

    Achei que a palavra correta seria "certo ou correto"

    O princípio da moralidade expresso na CF é reflexo da ciência da ética, na medida em que esta trata de uma dimensão geral daquilo que é correto.

    As vezes é melhor não pensar muito kkk

  • Perfeito, pessoal! A ética quer tratar daquilo que é bom, define o que é bom em oposição ao que é mal. A moral estabelece o que é certo e o que é errado, como reflexo da ética. O texto constitucional ao apontar os princípios que devem ser observados pelo administrador público no exercício de sua função, inseriu entre eles o princípio da moralidade. Isso significa que em sua atuação o administrador público deve atender aos ditames da conduta ética, honesta, exigindo a observância de padrões éticos, de boa-fé, de lealdade, de regras que assegurem a boa administração e a disciplina interna na Administração Pública. Portanto, a afirmativa está CERTA!

     

    Prof. Marcelo Camacho

  • "SEMPRE QUE EM MATÉRIA ADMINISTRATIVA se verificar que o COMPORTAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO OU DO ADMINISTRADO que com ela se relaciona juridicamente, EMBORA EM CONSONÂNCIA COM A LEI, OFENDE A MORAL, os BONS COSTUMES, as REGRAS DE BOA ADMINISTRAÇÃO, os princípios de JUSTIÇA E de EQUIDADE, a IDEIA COMUM DE HONESTIDADE, estará havendo OFENSA ao PRINCÍPIO DA MORALIDADE ADMINISTRATIVA".


    DI PIETRO, 2018.

  • Exato. A ciência que trata sobre a análise da questão moral é justamente a ética, conforme afirmado no item. Assim, ao lado da Legalidade, da Impessoalidade, da Publicidade e da Eficiência, a moralidade foi alçada ao status de princípio constitucional da Administração Pública.

    Resposta: Certo

  • Dizer que a Ética trata do que é bom é no mínimo forçação. Houve tempo de lei seca no EUA e agora é permitido beber. Da mesma forma, aqui no Brasil, era permitido fumar nos estabelecimentos e agora não é mais. Logo, o que era bom antes deixou de ser.

  • Tais Alves

    Nem tudo que é bom é certo, e nem tudo que é certo é bom

  • De acordo com a Constituição Federal / 88, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.


    O Decreto n° 1.171, de 22 de junho de 1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal destaca em suas Regras Deontológicas que “a moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo." (grifo nosso)


    Sendo assim, de acordo com esses dois normativos é possível identificar que a assertiva do enunciado está correta, visto que o princípio da moralidade trata de uma dimensão geral daquilo que  é bom.


    Gabarito do professor: CERTO.

  • A moralidade é reflexão da ética ou a ética e reflexão da moralidade?

    Agora fiquei na dúvida????!!!!

  • Questão típica para eu ficar com dúvida na hora da prova kkk :/

  • A Ética, então, seria uma reflexão sobre a moral? Sim. Diz o site Significados o seguinte: “ética é o estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano”. Os valores, as regras de comportamento, os costumes, as tradições, as convenções fazem parte da moral. Aliás, toda sociedade tem sempre um conjunto de valores, umas pautas de conduta, ideais, fins, preferências, que são seguidas pela maioria. São elas que definem, numa determinada sociedade, o que é reputado como certo e o que é tido como errado. A ética estuda e analise criticamente tudo isso, ou seja, a moral, os costumes, as regras sociais que orientam nosso corportamento, as tradições, os valores. Ela questiona a validade (ou não) desses valores morais que são seguidos por milhares de pessoas. Por que existiram algumas tribos canibais e outras não? A ética é uma reflexão (pensamento, filosofia, análise, crítica) sobre a moral, ou seja, sobre os costumes, as regras, os tabus, as tradições, as crenças, as convenções assim como sobre as técnologias que vigoram numa determinada sociedade (e numa determinada época).

    Fonte: https://professorlfg.jusbrasil.com.br/artigos/121932427/a-etica-entao-seria-uma-reflexao-sobre-a-moral#:~:text=A%20%C3%A9tica%20%C3%A9%20uma%20reflex%C3%A3o,(e%20numa%20determinada%20%C3%A9poca).

    A Ética e a lei apresentam semelhanças e diferenças entre si. A ética faz referências à conduta humana na sociedade, sobre o bem e o mal, determinada pelo costume. Segundo Santos (1997, p. 12), a ética faz referência a um “conjunto de hábitos e costumes, efetivamente vivenciados por um grupo humano”, enquanto que a lei faz referências a “acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas de um grupo, para garantir justiça mínima, ou direitos mínimos de ser”. Deste modo, podemos identificar algumas semelhanças e diferenças entre a ética e a lei.

    As principais semelhanças são: ambas apresentam-se como normas que devem ser seguidas por todos; ambas procuram propor uma melhor convivência entre os indivíduos; ambas resultam de um caráter histórico e social que se orientam por valores próprios de uma determinada sociedade. Já, as principais diferenças são: a ética se caracteriza por ser mais informal, enquanto que a lei se apresenta como um instrumento formal, escrito e promulgado; a ética poderá assumir uma variação no âmbito de um mesmo grupo, enquanto que a lei apresenta-se como sendo única para um determinado grupo; o não cumprimento de uma norma ética poderá provocar uma rejeição do grupo ou um isolamento do transgressor, enquanto que o não cumprimento de uma lei ou a sua desobediência gera uma penalidade ao transgressor; o âmbito de abrangência da ética é maior, atingindo vários aspectos da vida humana, enquanto que a lei se restringe a questões específicas de condutas sociais; a ética se caracteriza mais pela liberdade dos indivíduos, enquanto que a lei é imposta para o cumprimento obrigatório de todos os indivíduos do grupo (COTRIM, 2002).

  • Vamos por parte!

    _O princípio da moralidade está EXPRESSO na CF/88?

    _Sim!

    "Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência"

    _Primeira parte da questão está correta.

    _Esse princípio (moralidade) é um reflexo da ciência da ética?

    _Sim, pois a ética é o estudo dos valores morais. O restante da questão é pura "encheção de linguiça" da banca.

    Avante!!!

  • O princípio da moralidade expresso na CF é reflexo da ciência da ética, na medida em que se trata de uma dimensão geral daquilo que é bom. - CORRETO

  • GABARITO: CERTO

    Uma coisa que poderia levar muitos ao erro seria a troca de palavras como:

    BOM (pessoa boa) por BEM (a pessoa está bem)

    MAU (pessoa ruim, má) por MAL (a pessoa está passando mal).

    Fiquem ligados, porque na hora da prova a correria faz isso "passar batido"

    Bons estudos...

  • Acertei com base nos conhecimento de interpretação de texto. A questão usou o pronome demonstrativo "esta", logo, retomava a expressão "ciência da ética" que realmente trata daquilo que é bom, pois ética seria aquele preceito básico universalmente aceito pela comunidade.

    Ao ler a questão rápido, cheguei a associar o pronome "esta" (li este) com o princípio da moralidade o que, ao meu entender, tornaria a questão incorreta.

  • Acerca da ética no serviço público, é correto afirmar que: O princípio da moralidade expresso na CF é reflexo da ciência da ética, na medida em que esta trata de uma dimensão geral daquilo que é bom.

  • Num entendi nada, mas tá CERTO fds

  • GABARITO: CERTO

    Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. É uma ciência, pois tem objeto próprio, leis próprias e método próprio, na singela identificação do caráter científico de determinado ramo do conhecimento. O objeto da Ética é a moral. A moral é um dos aspectos do comportamento humano. A expressão moral deriva da palavra romana mores, com o sentido de costumes, conjunto de normas adquiridas pelo hábito reiterado de sua prática. Com exatidão maior, o objeto da ética é a moralidade positiva, ou seja, “o conjunto de regras de comportamento e formas de vida através das quais tende o homem a realizar o valor do bem.

    A distinção conceitual não elimina o uso corrente das duas expressões como sinônimas. A origem etimológica de Ética é o vocábulo grego “ethos”, a significar “morada”, “lugar onde se habita”. Mas também quer dizer “modo de ser” ou “caráter”. Esse “modo de ser” é a aquisição de características resultantes da nossa forma de vida. A reiteração de certos hábitos nos faz virtuosos ou viciados. Dessa forma, “o ethos é o caráter impresso na alma por hábito”. Como os hábitos se sucedem, tornam-se por sua vez fonte de novos hábitos. O caráter seria essa segunda natureza que os homens adquirem mediante a reiteração de conduta.

    FONTE: NALINI, José Renato. Ética geral e profissional. 5. ed. São Paulo: Thompson Reuters Brasil, 2020. 449 págs. ISBN 978-65-5065-093-3

  • Ética: teórica, filosófica, científica, universal, permanente, objetiva, é princípio, reflexão, trata do bem e o mal, estudo geral do que é bom ou mau, racional, regras organizacionais.

    Gabarito: (CERTO).

  • Comentários Estratégia

    A ética é a ciência da moral, a qual, por sua vez, expressa um conjunto de normas, aceitas livre e conscientemente, que regulam o comportamento individual dos homens por meio de um sistema de prescrição de condutas (consideradas adequadas, boas). O princípio da moralidade impõe que, em sua atuação, o administrador público atenda aos ditames da conduta ética, honesta, exigindo a observância de padrões éticos, de boa-fé, de lealdade. Nesse sentido, Hely Lopes Meirelles expõe que “o agente administrativo, como ser humano dotado de capacidade de atuar, deve, necessariamente, distinguir o Bem do Mal, o Honesto do Desonesto. E ao atuar, não poderá desprezar o elemento ético da sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo do injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas também entre o honesto e o desonesto. ” 

    Gabarito: certa

  • certo pmce reta final, vamos lá "Caveira "