Essa questão pode ser feita por um processo de eliminação, uma vez que o interesse é na relação entre superfície de contato e velocidade de reação.
Alternativa A: Aquecimento de dois tubos de ensaio distintos contendo a mesma quantidade de peróxido de hidrogênio - Não há qualquer discussão sobre como a superfície de contato afeta a velocidade da reação. Há apenas variação da temperatura, que não é o objeto de estudo.
Alternativa B: Adição de água oxigenada a 10 volumes em um tubo de ensaio, seguida da adição de gotas de detergente e de um pouco de iodeto de potássio - Aqui não há qualquer comparativo sobre velocidade de reação pois é feita uma adição sequencial de substâncias.
Alternativa C: Adição de solução de sulfato de cobre em dois tubos de ensaio: um contendo esponja de aço e o outro, um prego - Reação do sulfato de cobre em 2 tubos de ensaio, onde um possui uma esponja de aço como superfície de contato e na outra um prego. A superfície de contato aqui foi alterada, conforme solicitado no enunciado. GABARITO
Alternativa D: Aquecimento de tubo de ensaio contendo ouro metálico com óxido de nitrogênio no estado gasoso. - Sem análise do efeito da superfície de contato mais uma vez; ocorre apenas o aquecimento do meio reacional.