SóProvas


ID
2232358
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Analise a situação a seguir.

Mariana e Pedro, apostando corrida, saem do primeiro andar de um prédio para o segundo andar. Mariana, cuja massa é menor que a de Pedro, sobe por uma rampa e Pedro sobe por uma escada. Se ambos gastam o mesmo tempo para subir do primeiro ao segundo andar, na transformação de energia química em potencial gravitacional, desconsiderando suas perdas, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Fiz assim:

     

    Por um raciocínio bem simples, percebe-se que é necessário mais esforço para subir uma escada em relação a uma rampa. Isso se entendermos que o ângulo das duas em relação ao solo é o mesmo. Logo, subir a escada gasta mais energia - química, na ocasião -. Na física, contudo, gasto de energia é a mesma coisa que trabalho.

     

    a) P = W/Δt, se o trabalho realizado por Pedro é maior então sua potência também será. Opção falsa.

    b) Como dito antes, o trabalho real. por Pedro é maior. Alternativa falsa.

    c) O gasto de energia (química) de Pedro é maior. Essa que é, na verdade, transformada em potencial gravitacional quando ele sobe a escada e maior que a de Mariana consequentemente. Opção Correta.

    d) Se a transf. de energia química em gravitacional de Pedro é maior que a de Mariana, a gravitacional daquele também será superior em relação à desta. Assertiva Falsa.

     

  • Por que é mais fácil subir por uma rampa do que por uma escada?

    Para subirmos uma escada, precisamos levantar o pé a cada passo. Dessa forma, precisamos fazer esforço contra a gravidade diretamente. Para subirmos uma rampa, não precisamos levantar o pé a cada passo, de forma que o esforço que fazemos não é diretamente contrário à gravidade. É uma questão vetorial.

    Ao subir escadas a força necessária para levantar o pé deve ser igual à força da gravidade. Já na rampa, apenas parte da força gravitacional atrapalha o movimento, pois ao subir pela rampa, a pessoa vai arrastando o pé, de forma que a força normal (força que a rampa exerce sobre o pé) ajuda a compensar a força gravitacional. E ai está o porquê de pessoas com dificuldade de locomoção fazerem menos esforço ao subir uma rampa.

    Fonte: https://fisicaempratica.wordpress.com/2010/09/23/fisica-no-cotidiano/

  • A questão não tem nada haver entre rampa e escada!

    O segredo é perceber que o rapaz tem mais massa que a moça. Então se eles saem do mesmo ponto de partida até o mesmo ponto de chagada no mesmo tempo, podemos concluir que quem tem maior massa necessitou gastar mais energia.

  • Pessoal ta viajando achando que a questão tem haver com rampa e escada , mas não tem !!

    Basta analisar que quem tem maior massa vai transformar mais energia química para poder se elevar de um andar ao outro

    Imagine que você está subindo de um andar carregando uma sacola de 1kg ... Agora imagine que está subindo carregando nas costas um saco de cimento de 20kg ... Só ir por esse raciocínio que verá que quem sobe com maior massa realiza maior trabalho e transforma mais energia.

  • Energia potencial gravitacional = Massa x gravidade x Altura (Epg = m . g . h)

    A gravidade sempre será constante.

    As variáveis de Epg são a massa e a altura. Então, se a altura é a mesma neste caso, a única variável que influencia

    na energia gasta é a massa. Ou seja, aquele que possuir a maior massa(Pedro), será o que demandará mais energia.

    Letra C

    Até se a rampa tiver 500m de extensão e 5 metros de altura, essa extensão não influenciará na energia, pois somente massa, gravidade e altura constam na fórmula!

    Exemplo:

    -Escada com 25m de extensão e 10 m de altura x Rampa com 500m de extensão e 10m de altura

    -Corpos de mesma massa

    -Influenciados pela mesma gravidade

    A energia potencial gravitacional é a mesma! Mesmo a rampa possuindo meio quilômetro de extensão. (Epg = m . g . h)