SóProvas


ID
2232508
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No processo de educação nutricional deve-se considerar que há estágios de mudança de comportamento do indivíduo e que cada estágio representa uma fase com percepção e motivação distintas diante da possibilidade de realizar mudanças alimentares. A esse respeito, considere as assertivas abaixo, avalie-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta estabelecida de cima para baixo.
( ) Na fase de pré-contemplação há uma intenção de realizar mudanças no próximo mês, sendo que o indivíduo já prevê um plano de ação, mas as mudanças ocorridas ainda são pequenas.
( ) Na fase de ação o indivíduo está decidido a modificar seu comportamento, mas sem um comprometimento decisivo, sendo reconhecidos os possíveis benefícios decorrentes de uma mudança alimentar, mas com a colocação de diversas barreiras pelo indivíduo.
( ) Na fase de manutenção as mudanças de comportamento são mantidas há pelo menos seis meses e há consolidação dos ganhos obtidos até o momento.

Alternativas
Comentários
  • b) F, F e V.

  • Segundo o modelo transteórico, as etapas da mudança podem ser caracterizadas como a seguir:

    Pré-contemplação: momento no qual a pessoa não tem intenção de mudar em um futuro próximo; ela não percebe essa necessidade ou a importância que uma determinada mudança poderia ter para certos aspectos de sua vida.

    Contemplação: nesta etapa a pessoa pensa na possibilidade de mudar, reconhece que há uma questão a ser enfrentada e que ela é relevante, mas ainda não tomou nenhuma iniciativa para tal.

    Preparação ou Decisão: quando há um comprometimento com a mudança, traduzindo-se na intenção de realizar mudanças em um futuro próximo e, algumas vezes, já na implementação de pequenas mudanças (mas que, em geral, não chegam a ser duradouras). Há maior elaboração da questão enfrentada e o aquecimento para agir na direção da mudança.

    Ação: nessa etapa a pessoa toma decisões e esforça-se ativamente para colocar em prática novos comportamentos e atitudes. Há um esforço nesse sentido e as ações decorrentes podem ser observadas: há evidências concretas de que determinados objetivos estão sendo buscados e/ou alcançados.

    Manutenção: ativamente, a pessoa esforça-se, ao longo do tempo, para consolidar o que alcançou, evitando retomar comportamentos anteriores. Realiza iniciativas e estratégias com vistas à consolidação das mudanças alcançadas.

    Término: quando os novos comportamentos tornam-se freqüentes e estáveis.

    MAHAN, Kathleen L.; ESCOTT-STUMP, Sylvia. Alimentos Krause & Nutrition Therapy. 12ª ed. Cidade. Editora Elsevier Health Sciences.p. v. 2007

    ASSIS, Maria A. Altenburg; NAHAS, Markus V. Aspectos motivacionais em programas de mudança de comportamento alimentar. Revista de Nutrição, Campinas, 12(1):p. 33-41, jan./abr. 1999.

  • Vivendo e aprendendo...