SóProvas


ID
2232910
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O manejo da água de irrigação deve considerar os seguintes aspectos: o momento da irrigação e a quantidade de água a aplicar. Este manejo deve ser feito visando a fornecer água às plantas em quantidade suficiente para previnir o estresse hídrico, favorecendo incremento de produtividade e qualidade da produção, minimizando o desperdício de água, a lixiviação de nutrientes e a degradação do meio ambiente. Analise as afirmativas a seguir, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
( ) Mesmo quando as irrigações são realizadas em excesso, prática comum em região com disponibilidade de água, as plantas são, muitas vezes, submetidas a condições de déficit hídrico, comprometendo o desempenho da cultura.
( ) A quantidade de água a ser aplicada por irrigação deve diminuir a evapotranspiração da cultura em condições de irrigação total ou suplementar.
( ) O manejo de água pode ser requerido para o atendimento de outras finalidades secundárias como a lixiviação do excesso de sais para além do sistema radicular das culturas.

Alternativas
Comentários
  • II. Errado. A quantidade de água a ser aplicada por irrigação deve otimizar a evapotranspiração da cultura em condições de irrigação total ou suplementar. Além disso, o manejo de água pode ser requerido para atender a outras finalidades secundárias, como a lixiviação do excesso de sais para além do sistema radicular das culturas, a aplicação de fertilizantes e agroquímicos, a proteção das plantas contra geadas, o resfriamento do solo e das plantas e a germinação de sementes (MARTIN; GILLEY, 1993). 



    Todas as questões foram retiradas diretamente deste material

    https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/55931/1/IRRIGACAO-e-FERTIRRIGACAO-cap5.pdf

  • Gab: letra D

    ( V ) Mesmo quando as irrigações são realizadas em excesso, prática comum em região com disponibilidade de água, as plantas são, muitas vezes, submetidas a condições de déficit hídrico, comprometendo o desempenho da cultura.

    ( F) A quantidade de água a ser aplicada por irrigação deve diminuir a evapotranspiração da cultura em condições de irrigação total ou suplementar. O CORRETOR É DIZER A quantidade de água a ser aplicada por irrigação deve otimizar a evapotranspiração da cultura em condições de irrigação total ou suplementar.

    (V ) O manejo de água pode ser requerido para o atendimento de outras finalidades secundárias como a lixiviação do excesso de sais para além do sistema radicular das culturas.

     

    Fonte:https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/55931/1/IRRIGACAO-e-FERTIRRIGACAO-cap5.pdf

  • Mesmo quando as irrigações são realizadas em excesso, prática comum em região com disponibilidade de água, as plantas são, muitas vezes, submetidas a condi-ções de deficit hídrico, comprometendo o desempenho da cultura. Isso ocorre porque o agricultor tende a aplicar quantidades de água maiores do que o solo pode armazenar e espaça em demasia o intervalo entre irrigações (MAROUELLI et al., 2008c).