SóProvas


ID
223354
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Conforme a RFC 2060, o protocolo Internet Message Access Protocol - IMAP, cuja versão mais recente é IMAP4rev1, constitui um método de acesso às mensagens eletrônicas armazenadas em um servidor local ou remoto.

Segundo a RFC 1733, uma das formas de se trabalhar com correio eletrônico remotamente, é aquela em que as mensagens e pastas ficam armazenadas no servidor, e o usuário as manipula remotamente por meio do programa cliente de correio eletrônico, com a possibilidade de criar, renomear, apagar e mover pastas, ativar marcações em mensagens e receber, seletivamente, partes de mensagens, dentre outras facilidades.

Esse modo de operação é denominado:

Alternativas
Comentários
  • São três as formas possíveis de se trabalhar com correio eletrônico remotamente segundo o documento [RFC 1733]: "online", "offline" e "disconnected".

    No modo de operação "online":
    as mensagens e pastas ficam armazenadas no servidor, e o usuário as manipula remotamente através do programa cliente de correio eletrônico, com a possibilidade de criar, renomear, apagar e mover pastas, ativar marcações (possivelmente customizadas) em mensagens, receber, seletivamente, partes de mensagens, dentre outras facilidades.

    O modo de operação "offline":  e' o mais conhecido e mais antigo modo de acesso remoto a mensagens proporcionado pelo protocolo POP3 [RFC-918] e suportado por, praticamente, todos os programas clientes de correio eletrônico no mercado. Neste modo, o programa transfere o pacote de novas mensagens do servidor para o computador do usuário e as apaga da sua origem, passando então, todo o processamento de mensagens para o computador local do usuário, inclusive as informações sobre o "status" das mensagens (se a mesma foi respondida, por exemplo) passam a ser mantidas pelo programa cliente.

    O modo de operação "disconnected": e' comumente confundido com o modo "offline" de acesso. No entanto, neste modo, o programa do usuário faz uma copia "cache" das suas mensagens e desconecta-se do servidor, ou seja, o usuário fica com copias de suas mensagens tanto no computador local quanto no servidor. Em um momento, posterior, apos ter feito diversas operações, o usuário conecta-se novamente e faz uma sincronização das mensagens "cacheadas" localmente com o conjunto armazenado no servidor, atualizando todas as modificações feitas no seu conjunto de mensagens e pasta.


    Fonte: http://www.rnp.br/newsgen/9710/n5-2.html