SóProvas


ID
2233894
Banca
REIS & REIS
Órgão
Prefeitura de Cipotânea - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre Estratégia Saúde da Família (ESF), podemos afirmar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Letra D é a alternativa correta: "Cada Equipe de Saúde da Família deve acompanhar de 600 a 1.000 famílias, o que corresponde de 2.400 a 4.500 pessoas. Cada ACS (5 a 6 por equipe) é responsável pelo acompanhamento de uma microárea, onde residem de 400 a 750 pessoas."

  • Mas na letra c diz o seguinte:

    "sendo que, quanto maior o grau de vulnerabilidade, MENOR deverá ser a quantidade de pessoas por equipe".  E na verdade, quanto maior a vunerabilidade, maior deverá ser a atenção dada aquela população. 

     

  • Erro na D

    O número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um MÁXIMO de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família. 

  • A letra C está certa:

    ...quanto maior o grau de vulnerabilidade, menor deverá ser a quantidade de pessoas (são as pessoas atendidas, pacientes, população) por equipe.

  • Entretanto, não existe mais na lei a quantidade de ACS definida! 12 ACS é informação errada! Portanto a letra D não esta mais certa.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA : C e D :

    C ) Portaria 2436 /2017 : POPULAÇÃO ADSCRITA NO TERRITÓRIO garantindo princípios e diretrizes da atenção básica por EQUIPE DE ATENÇÃO BÁSICA ( EAB ) e de EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA ( ESF ) é de :

    2.000 a 3.500 pessoas .

    D ) Não existe mais , na lei , a quantidade de ACS definida .

  • O nª de ACS por Equipe de Saúde da Família é definido conforme a base populacional, critérios demográficos, epidemiológicos e socioeconômicos, de acordo com definição local, logo o gabarito da questão podem ser C ou D).

  •  Um ponto importante é o estabelecimento de uma equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família – eSF) composta por, no mínimo:

    (I) médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade;

    (II) enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família;

    (III) auxiliar ou técnico de enfermagem; e

    (IV) agentes comunitários de saúde.

    Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal:

    cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.

    Ainda tenho dúvidas nessa alternativa:

    D) O número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um mínimo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família.

    Vejam as informações que obtive em pesquisa online:

    O número de agentes comunitários da saúde ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por Equipe de Saúde da Família. A população máxima de atendimento, em grandes centros é de uma UBS para cada 12.000habitantes.

    Seria somente isso?!!!